sexta-feira, novembro 22, 2024

Secretário de Saúde de Itaituba se pronuncia sobre incidente com paciente na UPA; entenda o caso

Em vídeo, Iamax Prado explicou o ocorrido e disse que vai apurar as circunstâncias do fato. Informou que está à disposição para prestar apoio psicológico e reabilitação à paciente.

O Secretário de Saúde de Itaituba, Iamax Prado, fez seu pronunciamento acerca do incidente que ocorreu com uma paciente de COVID-19 na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município. Segundo a ocorrência, a paciente das iniciais M. F. C., de 66 anos, foi jogar um copo na lixeira e se desequilibrou, de modo que derrubou um cilindro de oxigênio, que caiu em cima de sua mão. 

De acordo com Iamax, a paciente deu entrada à UPA no último dia 14, com exame positivo para COVID-19. Ela foi internada para cuidados em leito de isolamento e, durante toda a internação, esteve lúcida e, sobretudo, orientada. No dia 16, data do ocorrido, por volta das 17h50, ela ainda fazia o uso de cateter nasal, de 4 L/min. de oxigênio.

Segundo o secretário, a técnica de enfermagem havia feito a medicação de horário e a levou para o banheiro. Após isso, ela foi entregue ao lanche da tarde. Posteriormente, a profissional foi prestar cuidados aos demais pacientes. (Assista ao vídeo abaixo).

Conforme consta no livro de ocorrência, o relato da paciente é que, após o consumo do lanche, ela foi jogar o copo na lixeira que existia na sala e se desiquilibrou, derrubando o cilindro de oxigênio em cima de sua mão (fato já citado acima). A situação causou uma lesão à paciente, e, diante da situação, uma equipe de plantão a encaminhou para o Hospital Regional do Tapajós (HRT).

Ainda segundo o secretário, na unidade hospitalar, a paciente passou por avaliação especializada e procedimento cirúrgico; porém, infelizmente, teve parte de seus dedos amputados. Ela segue internada no HRT, em isolamento, disse o secretário.

Iamax informa que vai apurar, melhor, as circunstâncias do fato e disse estar à disposição para prestar apoio psicológico e reabilitação à paciente. “… A mesma segue internada no HRT, em isolamento. Eu digo que, diante desse fato, vou apurar as circunstâncias desse ocorrido e me colocar à disposição para prestar apoio psicológico e reabilitação à paciente. Um grande abraço!”, finalizou o secretário.

Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados