As fortes chuvas que atingem a região do Tapajós começam a deixar rastros preocupantes ao longo da Rodovia Transamazônica (BR-230), especialmente no trecho entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no sudoeste do Pará. As condições da estrada têm se agravado e causado transtornos aos motoristas.
Na noite desta segunda-feira (1°), a reportagem recebeu vídeos e fotos que mostram alguns dos pontos mais críticos. No km 140, a parte traseira de um caminhão baú ficou presa em uma vala, dificultando a remoção do veículo devido à pista escorregadia. Já no km 145, uma caminhonete branca carregada apareceu tombada às margens da rodovia.
Outro registro, feito por um motorista, mostra a situação de uma ponte no km 210, que apresenta estrutura danificada. No vídeo, ele alerta para o risco iminente enfrentado por quem precisa atravessar o local, ressaltando que, com as chuvas, a ponte continua cedendo gradualmente.
Motoristas e moradores da região pedem uma intervenção imediata do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cobrando uma solução definitiva para os problemas recorrentes da Transamazônica. Segundo eles, “entra inverno, sai inverno, e a situação apenas se arrasta”.
Fonte: Plantão 24horas News
