A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (15), uma operação contra o garimpo ilegal nos municípios de Humaitá e Manicoré, no interior do Amazonas. Dragas e balsas utilizadas na extração clandestina de ouro no Rio Madeira foram destruídas com explosivos.
Imagens exibidas pela Rede Amazônica mostraram a orla de Humaitá isolada e a forte presença da Força Nacional. Destroços também foram vistos às margens do rio, resultado da ofensiva. Segundo a PF, a estratégia busca desarticular o funcionamento das embarcações clandestinas, que geram impactos ambientais e riscos às comunidades ribeirinhas.
A ação ocorre uma semana após o STJ rejeitar pedido da Defensoria Pública do Amazonas para impedir o uso de explosivos na destruição das balsas. Em nota, o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio (PSD), criticou a operação e chamou os garimpeiros de “extrativistas minerais familiares”.
Além da destruição das balsas, equipamentos ligados ao garimpo foram apreendidos. A operação contou com helicópteros para monitoramento aéreo e apoio das equipes da Força Nacional para garantir a ordem pública.
Fonte: g1
