Ao todo 16 mulheres participaram do curso ministrado pela equipe do SENAR.
O curso de pintura teve duração de uma semana, com início na última segunda-feira (25) e se finalizou (29). No bairro Maria Magdalena, em Itaituba no sudoeste do Pará.
Nos primeiros dias eram apenas esboços traçados no tecido com carbono vermelho, com o passar dos dias tudo tomou forma.
As folhagens dos desenhos ganharam um mix de cores em tons verde e branco, nas flores e demais detalhes um colorido de encher os olhos.
Teve aluna que preferiu aprender a arte de colorir em fraldas, e a delicadeza de cada detalhe da arte com certeza deixará a espera das mamães pela chegada dos novos membros da família, mais alegre.
O curso teve a finalidade de proporcionar as mulheres, mães e donas de casa do bairro Maria Magdalena uma forma de ganhar dinheiro sem sair de casa.
Paulo Roberto supervisor do SENAR, disse que o papel do órgão é esse, proporcionar oportunidade de trabalho em um mercado tão complexo.
“ O SENAR vem desenvolvendo seu papel enquanto instituição, estamos qualificando hoje quase 20 mulheres, que estão prontas para serem inseridas no mercado de trabalho, ou mesmo para melhorar sua renda. Sabemos que nem todas que foram qualificadas irão produzir para o mercado de trabalho mas se elas fizerem para elas no dia a dia delas, elas já estão melhorando a sua renda e consequentemente nosso objetivo está sendo alcançada “, afirmou o coordenador do SENAR.
Dona Perse da Rocha, participou do curso e aproveitou cada segundo de aprendizado.
“Foi muito bom pra nós do bairro, porque nós do Maria Magdalena sempre vi como um bairro esquecido. E agora sempre a gente está tendo oportunidade, o SENAR tá trazendo curso, já tiveram outros cursos e agora mais esses. Essa é uma oportunidade pra nós dona de casa, ter uma renda a mais pra tá ajudando o esposo. Porque a gente cuida do lar, cuida dos filhos e tem uma renda extra”, afirmou a dona de casa.
Francisco Alberto, presidente do bairro disse que está feliz em ver o resultado positivo da dedicação das participantes, e garante que outros cursos virão para o bairro.
“Vamos correr atrás de outros cursos, porque não pode ficar só nesses, vamos buscar mais parceria com o SENAR para trazer outros cursos, em outras áreas, porque todo curso que vim será bem vindo”. Disse Francisco Roberto
Sirleia Ferraz instrutora do curso de pintura, avaliou de maneira positiva a participação das mulheres no curso.
“ Nós passamos uma semana, a avaliação está aí exposta para todo mundo ver, o trabalho maravilhoso, se dedicaram bastante a semana inteira. A gente fica até assim, porque elas deixaram a família em casa, deixaram os filhos e vieram. Mesmo com toda essa dificuldade o trabalho delas ficou super lindo, e elas estão de parabéns”, afirmou a instrutora.
Fonte: Portal Plantão 24Horas News