Apesar das campanhas educativas e da legislação mais rigorosa, flagrantes de embriaguez ao volante continuam acontecendo com muita frequência em Santarém, oeste do Pará. Somente no feriado de Tiradentes na sexta-feira (21), nove condutores foram flagrados por agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) dirigindo sob efeito de álcool.
Os nove condutores foram autuados por embriaguez ao volante e conduzidos à delegacia para os procedimentos cabíveis.
A multa para quem é flagrado embriagado ao volante é de natureza gravíssima. A penalidade, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), recebe a incidência do fator multiplicador. Assim, corresponde a 10 vezes o valor de uma infração dessa categoria e totaliza R$ 2.934,70.
No procedimento criminal pela Polícia Civil ao poder judiciário, quem praticou o crime de embriaguez ao volante pode ser punido com detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Furto qualificado
Ainda no plantão policial do feriado de Tiradentes, um homem foi apresentado por suspeita de furto qualificado. Trata-se de Rilso da Silva Sousa. Ele foi apresentado por uma guarnição da Polícia Militar e até a manhã deste sábado (22) estava recolhido na carceragem 16ª Seccional de Polícia Civil.
Fonte: g1 Santarém – Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94 FM