Fernando Nascimento foi preso em 8 de outubro de 2023, dois dias após o crime, pela Polícia Militar em Itaituba, como principal suspeito do assassinato de Francilma Brandão, motorista da Urbano Norte. Após ser indiciado e apontado como culpado no decorrer das investigações, conseguiu a liberdade e desapareceu. Ele já é um velho conhecido da polícia, acumulando mais de 10 anotações criminais entre os estados do Pará e do Mato Grosso.
Na quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, foi cumprido um mandado de prisão preventiva por latrocínio e uma prisão em flagrante por uso de documento falso, realizada pela Polícia Civil de Castelo dos Sonhos, na cidade de Marilândia, no Mato Grosso.
Entenda o Caso: No dia 6 de outubro de 2023, por volta das 12 horas, Fernando solicitou uma corrida pelo aplicativo Urbano Norte. No mesmo dia, o carro da motorista Francilma Brandão foi encontrado capotado na BR-163 e, no dia 8/10/2023, seu corpo foi localizado em uma área de mata. Diante dos elementos coletados nas investigações, Fernando foi apontado como o principal suspeito de ter estrangulado Francilma brutalmente. Ele chegou a ser preso, mas foi liberado em 17/11/2023. No dia 23/11/2023, a Vara Criminal de Novo Progresso expediu um mandado de prisão contra ele pelo crime de latrocínio, e desde então ele estava foragido. Vale ressaltar que o suspeito acumula mais de 10 anotações criminais entre os estados do Pará e do Mato Grosso.
O corpo da vítima, Francilma Brandão, foi encontrado por uma adolescente que fazia buscas com familiares na mata próxima à praia do rio Jamanxim, na comunidade de Santa Júlia, distante 35 km de Novo Progresso.
Os investigadores da Delegacia de Castelo dos Sonhos, após um complexo trabalho investigativo, constataram que Fernando havia assumido a identidade de outra pessoa utilizando um documento furtado. Através de pesquisas em fontes abertas e fechadas, conseguiram identificar a vítima e levantaram diversas contas abertas de maneira criminosa: Instagram, Facebook, Google, Urbano Norte, Claro, Vivo e em pelo menos dois bancos (Pagseguro e Mercado Pago). Com essas informações, foi possível localizar o investigado a 900 km do Distrito de Castelo dos Sonhos. Ele foi monitorado por dias até a data atual, quando uma operação integrada entre a Delegacia de Castelo dos Sonhos e a Delegacia Arenópolis (PJCMT) cumpriu o mandado por latrocínio e efetuou sua prisão em flagrante por uso de documento falso.
Insta citar que com o suspeito foram encontrados:
– Boletim de ocorrência registrado falsamente em nome da vítima;
– Celular com chip ativado na operadora Claro utilizando documento falso;
– Cartão de crédito em nome de terceiro, fruto de conta aberta com documento falso.
Por fim, a vítima desse crime já foi localizada e orientada sobre como regularizar sua situação em relação a todas as contas/cadastros abertos criminosamente em seu nome.
Fonte: Jornal Folha do Progresso