quinta-feira, abril 18, 2024

ADEPARÁ não tem registrado casos de raiva no rebanho itaitubense ultimamente, diz médica veterinária

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) não tem registrado casos de raiva no rebanho itaitubense. A informação foi repassada, na manhã desta terça-feira (22), por Dilza Carmo – médica veterinária do órgão.

De acordo com Dilza, os dados fazem parte de um balanço obtido nos últimos meses. O levantamento aponta que Aveiro (PA), município o qual também compõe a regional da Adepará, tem apresentado alguns registros da enfermidade. Entretanto, os agentes vêm fazendo o controle.

“Foi feita parte do controle populacional dos animais e já ficou um foco controlado. Quatro meses depois, tiveram casos no distrito de Brasília Legal, ali pela comunidade de Jaguarão e São Francisco, onde houveram 4 casos focos positivos”, disse Dilza.

Por se tratar de uma zoonose – doença que pode ser transmitida ao homem –, a médica veterinária destaca que os trabalhos de combate são feitos em conjunto com a secretaria de saúde.

Durante as ações, os criadores são orientados e cobrados em relação à vacinação dos animais. “O produtor é orientado a vacinar os animais, seja bovino, caprinos, equídeos… A secretaria faz a vacinação antirrábica de cães e gatos […]”, finalizou.

Fonte: Plantão 24horas News.

RELACIONADOS

Mais Visualizados