sexta-feira, abril 12, 2024

Após ataque em creche de Santa Catarina, PM realiza rondas policiais em escolas de Itaituba

Operação acontece em todas as escolas do município, tanto da rede pública quanto privada. A polícia também trabalha para coibir ondas de “fake news” sobre ataques.

A Polícia Militar de Itaituba, no Sudoeste do Pará, está realizando rondas para reforçar a segurança nas escolas do município. A operação foi lançada após o ataque em uma creche de Blumenau (SC), que deixou algumas crianças mortas e outras feridas na semana passada.

De acordo com o Major Gama, Subcomandante do 10º Comando de Policiamento Regional ( 10º CPR), as rondas policiais acontecem tanto nas escolas públicas quanto privadas. Os órgãos de segurança estão mantendo conversa com os diretores, bem como compartilhando os números de contatos funcionais para fins de acionamento em casos de necessidade.

“A gente está fazendo rondas desde que aconteceu aquele fato lá em Blumenau, estamos realizando rondas em todos os colégios, tanto na rede municipal quanto estadual, particular, entrando em contato com diretores, professores, coordenadores. A gente está fazendo essas rondas […]”, disse.

Fake news

Polícia também trabalha para coibir notícias falsas. (Foto: Divulgação).

Em meio às ameaças e ataques a nível nacional, pais e responsáveis de alunos têm vivenciado um clima de terror nas últimas semanas. Em Itaituba, “fake news” estão aumentando o clima de medo.

Desinformações estão sendo veiculadas sobre tentativas de ataques em escolas da cidade. Em um áudio, uma pessoa anônima relata que os invasores tentaram entrar em duas instituições. Veja o relato:

“… Tetaram entrar no Anchieta, e não conseguiram. Aí, foram para entrar no Gonzaga, e não conseguiram, mulher. Tá cheio de polícia lá no Gonzaga. Mulher, os caras para matar as crianças. Os jovens estão tudo revoltados. Tão querendo matar todo mundo aí. Matem tudo fechado aí. Se possível, nem mande os alunos irem para a escola.”

Em outros casos, está havendo, também, recompartilhamento de notícias antigas e, sobretudo, de fatos parecidos com os que estão ocorrendo atualmente em alguns lugares do Brasil, como é caso de uma informação que foi veiculada em 2019, por um portal da cidade. Na ocasião, o jornal divulgou prints com informações de possível ameaça de ataque em escola do município.

Facas encontradas com alunas

Facas que foram encontradas com as menores. (Foto: reprodução).

Na manhã desta terça-feira (11), três facas foram encontradas com duas alunas de uma escola do município. De acordo com o Coronel Pedro, a PM foi acionada pelo diretor da escola. Uma guarnição agiu imediatamente e foi até o colégio para fazer os procedimentos necessários.

O Conselho Tutelar também foi acionado para ajudar no caso. As alunas foram conduzidas para a Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e adolescente (DEACA). Os pais das menores também foram conduzidos para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Segundo o coronel Pedro, as alunas alegaram que levaram as facas para a escola como uma forma de brincadeira. O coronel Pedro ressaltou a importância dos pais e da família estarem atentos ao que seus filhos levam para a escola, para que ajudem a prevenir esse tipo de pensamento nos alunos.

Nota de uma escola

Diante das fake news, a Escola Cecezinha divulgou um comunicado pedindo que as famílias evitem pânico, pois as fontes estão sendo investigadas. A direção informa, ainda, que está tomando algumas medidas de segurança. Leia a nota na íntegra:

COMUNICADO CMEI CECEZINHA

DIANTE DOS FATOS QUE TEM ACONTECIDO, SOLICITAMOS QUE AS FAMÍLIAS EVITEM PÂNICO DEVIDO ÀS ÚLTIMAS FAKES NEWS QUE VEM CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS, POIS A POLÍCIA CIVIL EM PARCERIA COM A POLÍCIA MILITAR ESTÁ INVESTIGANDO AS FONTES DESSAS INVERDADE, QUE TEM POR ÚNICO INTUITO CAUSAR PÂNICO E DESESTABILIZAR A SOCIEDADE EM PARTICULAR O UNIVERSO EDUCACIONAL.

DESSA FORMA, TOMAMOS AS SEGUINTES MEDIDAS:

  • O PORTÃO DA ESCOLA PERMANECERÁ FECHADO

EM NOSSA ESCOLA, O PORTÃO SERÁ ABERTO AS 07:30 H/MIN. DA MANHÃ, FECHA ÀS 07:45 E SÓ ABRE AS 11:20 H/MIN. A TARDE, O PORTÃO ABRE AS 14:00 HORAS, FECHA ÀS 14:15 H/MIN E SÓ ABRE AS 17:50 HORAS PARA A SAÍDA DOS ALUNOS. (SOLICITAMOS QUE EVITEM O MÁXIMO DE ATRASOS, POIS O ACESSO SERÁ COM MAIOR DIFICULDADES.)

  • DURANTE TODO O EXPEDIENTE A ESCOLA MANTÉM UM VIGIA NO PORTÃO, O QUAL SEGUE UM PROTOCOLO RÍGIDO DE SEGURANÇA PARA PERMITIR A ENTRADA DE PESSOAS NO INTERIOR DA ESCOLA.
  • QUALQUER PESSOA DIFERENTE QUE VIER BUSCAR O ALUNO NA ESCOLA DEVE SER IDENTIFICADA PELA FAMÍLIA COM ANTECEDÊNCIA
  • A ESCOLA MANTÉM CÂMERA DE SEGURANÇA NAS ÁREAS EXTERNAS PARA CONTROLARMOS AS MOVIMENTAÇÕES NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA.

QUALQUER DÚVIDA OU SUGESTÃO. ENTRE EM CONTATO COM A ESCOLA.

ATECIOSAMENTE, EQUIPE CECEZINHA”.

Fonte: Portal Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados