sábado, setembro 7, 2024

Casos de dengue aumentam e acendem alerta para medidas de prevenção em Monte Alegre

Muitas pessoas com suspeita da doença têm procurado o serviço de saúde.

No ano de 2023 ocorreu um surto de dengue no município de Monte Alegre, oeste do Pará, com 103 confirmações de casos. Já nesse início de 2024, muitas pessoas estão indo em busca de atendimento nas Unidade Básicas de Saúde com sintomas de dengue para fazer o exame, e algumas têm testado positivo para a doença. Os agentes de endemias estão nas ruas fazendo o levantamento rápido de índices de infestação para Aedes aegypti.

Esse levantamento é feito a cada dois meses em regiões endêmicas onde existem casos de dengue ou outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os agentes de endemias estão visitando as residências, quintais e locais com possíveis criadouros do mosquito para ter dados da realidade do município.

A agente de endemias Aline Silva relata como foi faz esse levantamento. “Visitamos os imóveis, averiguamos se há focos. Caso tenha é feita a coleta e levamos para o departamento para fazer análise daquelas larvas para ver se vai dar positivo para o Aedes aegypti, e no final é gerado um relatório para verificar os bairros que deram o índice maior”, destacou.

As pessoas que estão procurando atendimento têm sintomas de dor de cabeça e no corpo, que são típicos da dengue. Esses casos têm crescido nas Unidades Básicas de Saúde, o que preocupa as autoridades do município de Monte Alegre.

“É muito grande a procura de pessoas com sintomas de dengue para fazer o exame, e a maioria está testando positivo para a doença. No ano de 2023, trabalhamos bastante devido ao surto, onde foi acionada uma equipe do estado para fazer o fumacê nos bairros do município. Com isso houve uma redução de casos. Porém, no fim do ano de 2023, aumentou o número de pessoas que estão adoecendo de arboviroses, no caso com a dengue”, comentou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Monte Alegre, Nely Pimentel.

Os cuidados devem ser tomados pela população, para evitar o acúmulo de água parada em recipientes. Os moradores das zonas urbana e rural devem ficar atentos e fazer a troca dessa água para não haver a proliferação do mosquito transmissor da dengue. É importante que esses cuidados sejam redobrados nessa época do ano, em que começa a chover.

A maioria dos casos de dengue em Monte Alegre foram identificados na região da Canp, que fica a 19 km da zona urbana do município, com um total de 25 registros. Já no bairro Curaxi foram 23 casos e no Pajuçara, 11 casos.

*Colaborou Zé Rodrigues, repórter da Tv Tapajós

RELACIONADOS

Mais Visualizados