quinta-feira, junho 13, 2024

Combate ao Trabalho Escravo, em Uruará, no PA

A Polícia Federal atuou, entre os dias 24 de fevereiro e 02 de março de 2022, de operação conjunta com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Previdência com o objetivo de combater o trabalho escravo em uma fazenda no município de Uruará, no Pará.

A investigação teve origem a partir de uma informação recebida pela Delegacia da Polícia Federal em Santarém/PA, a qual, imediatamente, passou a realizar diligências, para colher novos dados sobre o caso.

A informação relata que, há cerca de três meses, trabalhadores de outras cidades do Pará foram levados para trabalhar na fazenda, entretanto, não foram fornecidas condições mínimas de estadia e alimentação. Ademais, essas pessoas não possuíam recursos para retornar às suas cidades.

Ao chegar ao local, a equipe confirmou as suspeitas prévias acerca das condições de trabalho análogo a escravo de nove trabalhadores: 08 homens e 01 mulher que estava acompanhada de seu filho de nove meses.

Além disso, foram constatadas: ausência de assinatura de CTPSs; ausência de realização de exames médicos admissionais; ausência de instalações sanitárias e de abrigo para proteção contra intempéries nas linhas de trabalho; ausência de fornecimento de equipamentos de proteção individual e de materiais de primeiros socorros. Foi constatado, também, que a água, consumida pelos trabalhadores, era retirada de um açude sem qualquer processo de tratamento, mesmo local que usavam para se banhar e lavar suas roupas; bem como os alojamentos estavam em condições degradantes de higiene, segurança e conforto.

Os nove trabalhadores citados foram resgatados. Além destes, foram observadas graves irregularidades trabalhistas de outros trabalhadores da fazenda.

Foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do COVID-19.

Veja mais fotos:

Fonte: Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados