Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apontam redução nos principais índices de criminalidade na região do Baixo Amazonas e Tapajós entre janeiro e abril de 2026. Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) tiveram queda de 42,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Segup, foram registrados 46 casos de CVLI nos primeiros quatro meses de 2026, contra 80 ocorrências contabilizadas no mesmo período de 2025.
Os números também mostram diminuição nos casos de roubo. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 304 casos, enquanto no mesmo período do ano passado o número chegou a 493 ocorrências, representando uma redução de 38,33%.
Já os casos de furto somaram 2.438 registros no quadrimestre de 2026. Em 2025, no mesmo período, foram contabilizados 2.995 casos, o que representa queda de 18,59%.
De acordo com o delegado superintendente regional do Baixo Amazonas, Jardel Guimarães, os resultados são reflexo do trabalho integrado das forças de segurança e dos investimentos em inteligência policial.
“Nós tivemos uma redução brusca no que tange aos crimes violentos, letais e intencionais. Esse mês de abril a redução foi muito grande e isso é fruto do trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança pública, com investimentos também na área de inteligência”, afirmou.
O delegado destacou ainda que a atuação conjunta das instituições tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade em toda a região oeste do Pará, especialmente em Santarém.
Fonte: g1 Santarém
