O município de Santarém, no Oeste do Pará, recebeu até o último sábado (01) os cursos de capacitação e atualização para mototaxistas, promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). As aulas ocorreram no período noturno, na Escola Estadual Frei Ambrósio. O objetivo foi educar e habilitar os condutores para o exercício da profissão com segurança, a partir de aulas teóricas e práticas, e o teste de aplicação.
O curso especializado é obrigatório para mototaxistas e motofretistas, segundo a Lei 12.009/2009. O profissional deve passar por atualização a cada cinco anos. Além da capacitação, os cursos oferecidos pelo Detran ressaltam a importância de exercer o trabalho de forma responsável e segura, tanto para o condutor quanto para o passageiro.
A carga horária da capacitação foi de 30 horas-aula, sendo 20 horas destinadas ao Módulo l (Básico), 5 horas ao Módulo II (Específico) e 5 horas ao Módulo III (Prática de Pilotagem Profissional). Já o curso de atualização tem carga horária de 10 horas/aula, sendo 7 horas no Módulo I (Teórico) e 3 horas no Módulo II (Prática de Pilotagem Profissional).
Itaituba
Após o trabalho em Santarém, a equipe formada por oito servidores do órgão capacitou profissionais em Itaituba, na mesma região. Mais de 200 pessoas recebem a formação obrigatória para o exercício da profissão, de acordo com a Resolução 410 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
“Para nós é uma responsabilidade estarmos presentes neste curso e prestarmos conta à sociedade, para que a população saiba quem está de fato apto para transportar vidas. Este curso nos traz aporte teórico e prático para realizar a nossa atividade com segurança”, acrescentou Cláudio Neves, presidente da Associação dos Motocondutores Santarenos (UCMS).
Fonte: g1 santarém