sábado, dezembro 14, 2024

Diego Mota, o jornalista que se destacou no cenário político de Itaituba e região

Diego, é uma promessa de trabalho e compromisso com o povo de Itaituba.

O povo vai voltar a ter voz e vez, Diego Mota quer voltar à Câmara de Vereadores e é pré-candidato em 2024. O jornalista, pedagogo e especialista em educação, e vereador por um mandato, este é Diego José Mota Freitas, ou melhor, Diego Mota como é mais conhecido. Ele tem 38 anos, é noivo de Daniele Ramos e pai de Larissa Paiva Mota, 14 anos. Em seu vasto currículo, ele também exerceu o cargo de secretário municipal de administração e governo. Além disso, liderou o movimento pelo estado do Tapajós e esteve à frente de várias entidades de classe. Durante seu mandato como vereador, teve vários projetos aprovados e executados no município nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e bem-estar social. Um homem que vem fazendo muito por Itaituba.

Diego Mota não é itaitubense de nascimento, mas de coração, pois escolheu Itaituba para viver. Construiu uma carreira sólida e uma família respeitada. A recíproca foi verdadeira, pois Itaituba lhe presenteou com o reconhecimento de um homem que vive para trabalhar pelo povo da cidade. Mesmo sem mandato eletivo, a cidade lhe deu um nome e sobrenome. Não é à toa que seus projetos de vida estão arraigados ali. Por isso, segundo ele, Diego Mota tem o desejo de continuar contribuindo para a melhoria do município que o acolheu com tanto carinho.

Em entrevista à equipe de reportagem do Plantão 24horas News, ele diz acreditar que com mais experiência e maturidade será possível implementar novas políticas públicas de interesse da coletividade. Diego afirma que o que não lhe falta é garra, determinação e coragem para trabalhar por esse município que tanto ama e que lhe proporcionou grandes oportunidades. Ele expressa uma enorme gratidão à terra e ao povo local, o que o motiva a fazer ainda mais por Itaituba. Diego Mota destaca que a cidade cresceu muito e com esse crescimento surgiram também grandes desafios.

Por isso, é necessário, por exemplo, diversificar a produção e identificar novos potenciais econômicos, qualificar a mão de obra local e gerar novos postos de emprego. É preciso abrir as portas para a indústria, o comércio e o mercado turístico, explorar nossas belezas naturais como fonte alternativa de renda e fomentar a pesca e a agricultura.

Potencializar nossos talentos da cultura, da arte e da dança são pautas que ele pretende defender no poder legislativo, enquanto vereador. “Tenho procurado expor minhas ideias e os serviços que já prestamos à sociedade itaitubense. Meus projetos como vereador ou membro da gestão foram importantes em diversos segmentos. Tenho ainda mais vontade de colocar outras ideias em prática. Não sou de fazer promessas excessivas ou pregar uma ilusão. O que me comprometo é continuar sendo uma pessoa presente, comprometida com a população e acessível, ouvindo as demandas do povo e buscando soluções para esses problemas”.

Diego diz ainda que durante toda a vida viu os problemas de Itaituba de perto e afirma que não nasceu em berço de ouro, por isso conhece as dores dos mais humildes e, como diz o ditado popular, “sabe onde o sapato aperta”. Diego menciona que sua experiência o aproximou das pessoas, buscando ajudar o próximo e cumprir seu papel de cidadão. “Meu telefone é o mesmo há mais de 20 anos e nunca fui homem de fugir das pessoas, esteja ou não ocupando um cargo público.

As pessoas que se identificam com esse perfil encontrarão em mim um representante à altura de suas necessidades. Diego Mota foi um dos vereadores mais atuantes em seu primeiro mandato, e entre suas principais obras na câmara estão escolas, postos de saúde e a pavimentação de muitas ruas e travessas. Ele é autor de projetos legislativos que deram origem às obras do estádio municipal, rodoviária, mercado e feira da beira rio. Além disso, teve ideias inovadoras como o cursinho do legislativo, sendo um dos vereadores mais atuantes e participativos da câmara. Em seu segundo mandato, Diego Mota assume o compromisso de continuar trabalhando pela educação infantil e fundamental, com a construção de mais escolas e creches, inclusive de tempo integral, sem esquecer uma parcela importante dos alunos que precisam de atenção, os alunos especiais. Ele também deseja ampliar o número de faculdades públicas, como a IEPA para nosso município, sem esquecer de incentivar também a educação profissional através de cursos de qualificação e da implantação de parcerias com SENAI e SENAC.

Na saúde, estas são apenas algumas propostas de Diego Mota, mas ele também quer se empenhar na implantação de uma regional da SESPA em Itaituba, construir um novo hospital municipal, buscar recursos para um hospital materno infantil e defender a criação de uma policlínica com médicos especialistas em diversas áreas. Além disso, pretende ampliar a rede de assistência hospitalar, equipar postos de saúde, capacitar servidores e expandir os programas básicos de saúde preventiva. Para a segurança pública, quer tentar reativar um projeto já levantado por ele, através de lei que autorize a guarda civil municipal. Um município como Itaituba, com mais de 120 mil habitantes, tem condições de implementar essa política que dará mais segurança aos seus moradores.

Na área de transportes, ele pretende ajudar a resolver urgentemente a questão do porto da balsa, pensar em um amplo projeto de mobilidade urbana para atender uma frota de mais de 40 mil veículos. Pretende implantar um corredor viário e buscar parcerias para permitir a vinda de transporte coletivo urbano. Com o entusiasmo de quem sabe que pode fazer muito por Itaituba, Diego diz que a população conhece seu perfil. ‘Não sou de me esconder de minhas decisões nem de ficar em cima do muro. Tenho postura firme e clara. Defendo minhas ideias e luto para que elas sejam realmente implementadas.

Não sou de me esconder, mantenho meu telefone disponível, meu gabinete é aberto e procuro estar presente na comunidade. Tenho diálogo aberto com a população em todos os argumentos. Meus atos são divulgados publicamente. Sou uma pessoa transparente, não faço média nem meias palavras. Eu acredito que a forma mais honesta de falar com a população é agir com sinceridade, sem rodeios e sem enrolar quem procurar ajuda ou respostas. Diego é do tipo de cidadão que participa de várias entidades e circula entre várias classes.

Além disso, Diego quer utilizar os meios de comunicação e as redes sociais para falar com o povo. Uma área que, como jornalista, ele entende bem. “Me considero preparado para o desafio. Tenho formação acadêmica, tenho larga experiência no serviço público. Como jornalista, vivi por mais de 20 anos nas ruas, vendo e sentindo as dificuldades da população. Fui dirigente de várias entidades de classe. Como vereador, fui presidente da comissão de Finanças e membro da mesa diretora da casa. Fui o relator da lei orgânica municipal, entre outras funções.

Como secretário de administração e de governo, tive a oportunidade de aprender ainda mais o processo administrativo. Tenho acesso a políticos e autoridades do estado e do congresso. Acredito que hoje estamos mais capazes de encarar com sabedoria os desafios da vereança. Legislar exige conhecimento e habilidades políticas e essa experiência maturidade será fundamental para fazer com que nossos projetos sejam implementados com articulação e convencimento.

“Diego também afirmou que este é um tema relevante que não deve ser deixado de lado. Ele disse: ‘Vivemos um momento crucial em que precisamos buscar uma alternativa para essa realidade. Mas, não se fará isso com utopias ou com falácias políticas. O caminho mais curto é nos unirmos para praticarmos uma economia sustentável. Criarmos um novo modelo de exploração que nos permita extrair recursos naturais de uma maneira mais consciente e responsável.

Uma política que abra um canal de diálogo com o governo, que aprimore a legislação e que dê ao cidadão a oportunidade de legalidade e transparência’. Ele afirmou ainda que o sistema de cooperativas é uma ferramenta para isso. Fugir dessa nova realidade é jogar o problema para debaixo do tapete. Diego diz que este é um longo caminho e isso exigirá líderes capazes de encontrar alternativas viáveis. É por isso que ele está se colocando à disposição para ser útil nesse contexto, fazendo as conexões necessárias nesse processo e cooperando com os demais envolvidos. Este é Diego Mota, um homem que tem em seu DNA a vontade de ver Itaituba prosperar e ser mais feliz.

Fonte: Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados