quarta-feira, julho 17, 2024

Enem: Língua Portuguesa é aliada para garantir uma boa nota

Levantamento do Aprova Total aponta quais os temas da disciplina que mais aparecem na prova; professora compartilha dicas para se aprofundar.

A Língua Portuguesa é uma das principais formadoras da identidade cultural e histórica do Brasil. Desde a colonização até os dias atuais, a língua tem sido um canal de expressão artística, cultural e intelectual. Permeia a música, a literatura, o cinema e outras formas de arte, além de ser um instrumento de unificação nacional em um país de dimensões continentais e múltiplas etnias. 

Além de seus aspectos linguísticos e culturais, o idioma se tornou alvo de estudos e análises de diversos estudantes que se preparam todos os anos para os diferentes vestibulares do país. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias se tornou uma das principais etapas da prova, abrangendo Língua Portuguesa, Literatura, Artes, entre outros temas.  

Para Daniela Cristina da Silva Garcia, doutoranda em linguística aplicada e professora do Aprova Total, uma das principais plataformas online de pré-vestibulares do país, o estudo da língua portuguesa pode ser feito de outras formas além de exercícios e leitura de material didático. “É essencial diversificar as formas de conhecimento da língua e incluir no cotidiano leituras de revistas, jornais e livros de diferentes gêneros, como romances, suspense e ficção científica. O importante é não perder o hábito de leitura e esvaziar o repertório”, aponta a professora.  

Já nos momentos de foco nos estudos para aprovação ao ensino superior, Daniela sugere ao estudante fazer escolhas de quais assuntos priorizar. Segundo um levantamento feito pelo Aprova Total, os assuntos de língua portuguesa mais cobrados na prova do Enem são Gêneros Textuais (39,8%), Introdução à Língua Portuguesa (23,1%), Linguagem Culta e Coloquial (9,3%), Contexto e Imagens (7,4%), e Funções da Linguagem (6,5%).  

Confira a análise da professora sobre como os temas aparecem no exame.  

Gêneros textuais

A prova de Linguagens no Enem exige que os candidatos identifiquem e analisem diferentes gêneros textuais, como notícias, reportagens, campanhas publicitárias e artigos de opinião. É importante começar a leitura pelo comando da questão, analisar a estrutura do texto e entender seu propósito.  

Interpretação textual

Esse é um dos pilares do exame. Os estudantes devem ser capazes de interpretar, não apenas os textos de apoio, mas também os enunciados e as alternativas das questões. A interpretação textual está intimamente ligada ao reconhecimento dos gêneros textuais.  

Variação linguística

O Enem aborda a diversidade da língua portuguesa, explorando a variação linguística entre a linguagem culta e a coloquial. Os estudantes devem reconhecer essas variações e entender o contexto adequado para cada uma, além de refletir sobre o preconceito linguístico e a língua como patrimônio cultural.  

Contexto e imagens

As imagens são componentes frequentes nas questões do Enem e nunca são meramente ilustrativas. Elas carregam informações simbólicas e contextuais que os estudantes devem saber interpretar.  

Funções da linguagem

Esse é um tema recorrente na prova. Os estudantes precisam conhecer as diferentes funções da linguagem, suas características e a quais elementos da comunicação estão associadas. 

Fonte: Plantão 24horas News  – Economidia (Juliana Possas)

RELACIONADOS

Mais Visualizados