quarta-feira, julho 17, 2024

Escola em Itaituba é Destaque Mundial: Top 10 do Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

Reconhecimento global pela excelência em ação ambiental e educação sustentável. A partir de agora, até o dia 28 de junho, está aberta a votação pública pelo link no site, acesse e vote. O anúncio dos três finalistas acontecerá no mês de setembro.

A Escola EEEM Profª Maria Das Graças Escócio Cerqueira, localizada na 3ª travessa do bairro da Floresta, em Itaituba, no sudoeste do Pará, foi selecionada entre milhares de inscrições de escolas de mais de 100 países em todo o mundo, através do projeto “Criando Guardiões no Coração da Amazônia”.

Fundada em 2004, e educa os estudantes como guardiões ambientais da Amazônia, aumentando a biodiversidade e o envolvimento da comunidade. O corpo docente é composto por 27 professores 20 permanentes e 07 temporários. A Escola, atualmente, tem 273 estudantes do Ensino Médio, sendo 168 na modalidade Integral e 105 no Regular e EJA.

A escola está no Top 10 do Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024 na Categoria Ação Ambiental. A disputa das melhores é realizada por uma empresa da Inglaterra.

O anúncio do nome da escola EEEM Profª Maria Das Graças Escócio Cerqueira entre as 10 melhores do planeta na categoria ação ambiental foi motivo de festa no ambiente escolar.

A escola é conhecida pelo belo trabalho realizado por alunos e professores na conscientização da preservação do meio ambiente e na produção de mudas que servem para arborização de logradouros públicos e áreas degradadas.

A escola recebeu a visita do Secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, que falou da importância dessa conquista para o estado e anunciou a reforma da escola no valor de um milhão e meio de reais.

Em entrevista, o Secretário de Educação do estado falou da importância dessa conquista da escola Maria das Graças Escócio Cerqueira. Segundo ele, isso vai servir de incentivo para outras instituições de ensino da rede estadual.

A escola foi a Única finalista do Brasil na categoria ‘Ação Ambiental’, a Escola Maria das Graças segue para a etapa de voto popular, concorrendo ao prêmio de US$ 10 mil dólares. A partir de agora, até o dia 28 de junho, está aberta a votação pública pelo link, acesse e vote aqui. O anúncio dos três finalistas acontecerá no mês de setembro.

O projeto – A professora Eliude Ramos desenvolveu com a turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE), um projeto sobre meio ambiente que coleta e recebe sementes da comunidade e desenvolve mudas de espécies nativas da Amazônia, a fim de ampliar a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a preservação da natureza.

Tudo começou com a turma de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do ensino médio. A escola é rodeada por quatro ipês amarelos. A árvore, reconhecida pela qualidade da madeira, está dispersa por todos os biomas do país. No mês de setembro de 2022, resolveram coletar suas sementes, guardá-las em papel de seda e doá-las como lembrança para quem visitou o  “Brechó – Moda Circular e Sustentável”, realizado na unidade. 

Inicialmente, o projeto ganhou o nome de “Desenvolvimento de mudas de Ipê Amarelo com alunos do AEE”, que funcionava da seguinte maneira: a turma de estudantes surdos e com deficiência intelectual montou no Instagram uma loja virtual com peças usadas, chamada Moda Circular.

Os alunos surdos usavam a Libras (Língua Brasileira de Sinais) para falar sobre os detalhes das roupas, as formas de pagamento e os demais sinais necessários para a compra e venda.

Com envolvimento de toda a escola em outros projetos com a temática sustentabilidade, foi decidido um dia para a culminância de todos os projetos da escola, a partir disso foi feita a venda presencial em Libras com o apoio da professora Eliude na interpretação dos sinais. Além de ganhar sementinhas de ipê, os visitantes puderam aprender Libras com os estudantes. 

Reconhecimento Internacional – O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. 

“Mesmo com a pandemia já superada, seu legado duradouro continua a ser sentido no sistema educacional do Brasil. Para enfrentar as lacunas de aprendizagem abertas pela pandemia e preparar nossos jovens para serem bem-sucedidos em um mundo em rápida mudança, precisamos aprender com as escolas mais ousadas e inovadoras. Parabéns à EEEM Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, ao Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, ao Colégio Militar de Manaus e à Escola Estadual Deputado Pedro Costa por terem sido pré-selecionados para o prêmio World’s Best School Prizes e por mostrarem o caminho às instituições do nosso país e do mundo inteiro”, disse Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann. 

O prêmio conta com cinco categorias: Ação Ambiental; Inovação; Superação de Adversidades; Colaboração Comunitária e Apoiando Vidas Saudáveis. Em cada uma, três escolas serão selecionadas como finalistas. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por uma academia de juízes especializados e serão anunciados em novembro.

Fonte: Plantão 24horas News – Repórter Marinaldo Silva com algumas informações Agência Pará.

RELACIONADOS

Mais Visualizados