Uma guarnição da Polícia Militar do PPD de Cabaçal, região garimpeira do município de Itaituba, no sudoeste do Pará, realizou na tarde desta quinta-feira (14) a captura de Isaac dos Santos Carvalho, conhecido como “Frajola”, foragido do sistema prisional e com mandado de prisão em aberto.
Segundo informações da PM, os policiais realizavam rondas preventivas e ostensivas na comunidade Boca do Prata quando, por volta das 17h, receberam denúncias sobre a localização do suspeito.
Após diligências, a equipe conseguiu localizar e prender o homem. Durante consulta ao sistema SINESP INFOSEG, foi confirmado um mandado de recaptura expedido pela Vara de Execução Penal da Região Metropolitana de Belém, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), com validade até 28 de maio de 2035. O processo está relacionado ao artigo 121 do Código Penal Brasileiro, referente ao crime de homicídio.
De acordo com a Polícia Militar, Isaac é apontado por envolvimento com criminosos que praticaram atos de vandalismo contra o quartel da PM em Rurópolis, incluindo pichações com siglas de facções criminosas. Ele também teria sido identificado em publicações nas redes sociais ostentando armas de fogo ao lado de suspeitos mortos durante a “Operação Aveiro”.
No momento da abordagem, o suspeito acatou as ordens policiais e não apresentou resistência. Durante a revista pessoal, nenhum material ilícito foi encontrado.
Ainda segundo a PM, devido à condição de foragido do sistema prisional e à elevada periculosidade do conduzido, foi necessário o uso de algemas, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir a segurança da equipe e do próprio custodiado.
A apresentação do preso na Delegacia de Polícia Civil de Moraes de Almeida ocorreu apenas na manhã desta sexta-feira (15). Conforme a corporação, o deslocamento até a comunidade de Crepurizão depende exclusivamente de transporte fluvial em horários programados. No trecho terrestre, a condução contou com apoio da guarnição do 107º PPD de Crepurizão.
Fonte: Plantão 24horas News
