Um conflito em meio a uma bebedeira terminou em crime e perseguição policial na região de Itaituba, no sudoeste do Pará. No último domingo (21), na comunidade Montanha Manganbal, José Raimundo Nonato Brito e Carlos A. de Sousa Oliveira se envolveram em uma discussão que evoluiu para luta corporal. Durante o embate, José desferiu golpes de faca contra Carlos, que, em reação, pegou uma arma caseira conhecida como “badogue” e disparou contra o rival, atingindo-o com chumbos.
Após o disparo, Carlos fugiu pela mata e não foi mais localizado. A Polícia Militar foi informada do caso no dia seguinte, mas teve dificuldade para chegar à comunidade, já que moradores relataram estar sendo ameaçados pelo suspeito caso colaborassem com as autoridades. A guarnição do 143º PPD de Penedo conseguiu se deslocar apenas um dia após o crime, mas não encontrou nem a vítima nem o suspeito.
Segundo relatos de moradores, José teria passado a ameaçar a população com uma espingarda calibre 20. Diante da situação, buscas foram intensificadas, mas a polícia não obteve êxito imediato.
Na noite de terça-feira (23), por volta das 21h, populares da comunidade Campinho informaram que José estava no local, disparando tiros para o alto e intimidando moradores. A guarnição seguiu para a área, a cerca de 2h30 de viagem de rabeta, e encontrou o suspeito escondido em um quarto tomado à força.
Para cumprir a prisão, os policiais precisaram arrombar a porta. Mesmo após receber voz de prisão, José tentou correr em direção à espingarda, resistiu e entrou em luta corporal com a equipe, mas acabou contido com uso progressivo da força.
Ele foi conduzido ao 143° PPD de Penedo e deverá ser apresentado à 19ª Seccional de Polícia Civil.
Até o fechamento desta matéria Carlos, não foi localizado.
Fonte: Plantão 24horas News


