Uma operação deflagrada na última terça-feira (29) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em conjunto com a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança Pública e com apoio do Ministério Público Federal (MPF), resultou na apreensão de gado, maquinários e na aplicação de mais de R$ 5 milhões em multas por crimes ambientais. A ação ocorreu no interior do Projeto de Assentamento Chapadão, nos municípios de Santarém e Prainha, no oeste do Pará.
De acordo com o Ibama, a região, localizada em uma gleba federal destinada à reforma agrária, vem sendo invadida sistematicamente por grileiros e exploradores ilegais de madeira. A operação teve como objetivo conter o avanço do desmatamento por corte raso, combater a extração clandestina de madeira nativa e impedir a ocupação irregular de terras da União.
Entre os principais resultados da operação estão:
• 850 hectares embargados por desmatamento ilegal;
• 26 cabeças de gado apreendidas, mantidas ilegalmente em área pública desmatada;
• Apreensão de maquinários, incluindo 1 trator, 1 caminhonete, 1 motocicleta, 1 motosserra e equipamentos para construção de currais;
• Mais de R$ 5 milhões em multas aplicadas por infrações como desmatamento sem autorização, dano à vegetação nativa e ocupação irregular de área federal.
Segundo o Ibama, as ações reforçam o papel do Estado no combate aos crimes ambientais e fundiários que alimentam o desmatamento na Amazônia, ao mesmo tempo em que promovem a proteção dos recursos naturais e dos territórios legalmente destinados à reforma agrária.
Fonte: g1 Santarém


