Itaituba, Sudoeste do Pará, comemora mais uma grande conquista para o município no atendimento à saúde pública. No Fórum Econômico Brasil-Japão, evento realizado na cidade de São Paulo-SP, foi anunciado por autoridades do Governo do Japão, a doação de recursos financeiros na ordem de 01 Milhão de Dólares, (cerca de 5 Milhões de Reais), que serão gerenciados por uma empresa privada multinacional, presente em mais de 30 países, que se dedica a fornecer serviços e soluções de tecnologia avançada na área da saúde, e terá o apoio logístico da Prefeitura de Itaituba.
O Governo do Japão, por meio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria Japonês, anunciou recentemente a abertura de um novo subsídio destinado a projetos que visam a implementação e desenvolvimento de tecnologias e metodologias inovadoras e o município de Itaituba foi selecionado para participar dessa iniciativa, que visa reduzir a incidência de Morbidade e Mortalidade relacionadas às DCV (Doenças Cardio Vasculares) em regiões remotas e de baixa renda.
O programa vai ofertar diversos serviços médicos para a população, em regiões garimpeiras, rurais, distritos, ribeirinhos e povos indígenas, através de uma CLÍNICA MÓVEL, equipada com ferramentas avançadas de última tecnologia em diagnósticos da saúde, médicos de atenção primária e especialistas, enfermeiros, uma equipe completa e qualificada para o atendimento ao público. Todos os equipamentos estarão conectados via aplicativo a um centro de suporte de diagnósticos em qualquer região onde a Clínica Móvel esteja atendendo.
O plano de trabalho da Clínica Móvel em Itaituba tem como meta a realização de 06 mutirões (01 a cada mês), com a previsão acima de 50 mil diagnósticos gerais realizados. As datas e localidades para a realização dos atendimentos serão divulgadas previamente para a população a partir do mês de Junho/24.
A conquista desses recursos disponibilizados pelo Governo Japonês está sendo muito comemorada pelo Prefeito Valmir Climaco, por garantir a oferta de um mais amplo e especializado atendimento à saúde da população de Itaituba.
Fonte: ASCOM/PMI