quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Nutricionista do Regional do Tapajós dá dicas para o período de carnaval

Durante a folia, é importante manter uma garrafa de água por perto e fazer pequenas pausas para se hidratar regularmente, principalmente se estiver exposto ao sol e ao calor intenso

Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais animadas do Brasil, é importante lembrar-se de manter o corpo bem hidratado para garantir energia e disposição durante os dias de folia. Cristiane D’Almeida, Supervisora de Nutrição Clínica do Hospital Regional do Tapajós – (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, compartilhou algumas dicas essenciais para cuidar da hidratação durante esse período festivo. 

Segundo a especialista, é fundamental começar o dia com um bom consumo de líquidos, preferencialmente água, sucos naturais ou água de coco, para repor as perdas hídricas ocorridas durante a noite e preparar o organismo para as atividades do dia. Durante a folia, é importante manter uma garrafa de água por perto e fazer pequenas pausas para se hidratar regularmente, principalmente se estiver exposto ao sol e ao calor intenso. 

Além de água, bebidas isotônicas também são recomendadas, especialmente para aqueles que participam de blocos de rua ou dançam por longos períodos. Essas bebidas ajudam a repor não apenas a água perdida, mas também os eletrólitos essenciais para o funcionamento adequado do corpo

A supervisora ressalta a importância de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “Cuidado com os excessos no consumo de bebidas alcoólicas, que podem causar desidratação e sobrecarregar o fígado. Alternar a ingestão de álcool com água ou sucos é uma estratégia inteligente para manter o equilíbrio hídrico e evitar os efeitos negativos do álcool no organismo”, explicou Cristiane.  

SINAIS DE DESIDRATAÇÃO

 Ainda segundo a nutricionista, é importante estar alerto aos sinais de desidratação. “Se sentir sede, é sinal de que já está desidratado, por isso, é importante não esperar até sentir sede para se hidratar. Outros sintomas de desidratação incluem boca seca, tontura, fraqueza e diminuição da produção de urina. Caso esses sintomas se manifestem, é fundamental procurar um local fresco, descansar e reidratar-se imediatamente”, ressaltou. 

A alimentação equilibrada durante o Carnaval, incluindo frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja, além de alimentos leves e nutritivos, como sanduíches naturais e saladas é importante para manter o equilíbrio. 

Fonte: Plantão 24horas News  – Ascom/HRT

RELACIONADOS

Mais Visualizados