domingo, novembro 16, 2025

Polícia Civil do Pará realiza “Dia D” da Operação Virtude 2025 em Belém e Santarém

Ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública apurou denúncias anônimas de violações de direitos contra idosos e instaurou três inquéritos policiais.

Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DDPID), realizou nesta quarta-feira (22) o “Dia D” da Operação Virtude 2025, em Belém e Santarém. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem como objetivo intensificar as ações de fiscalização, proteção e garantia de direitos da população idosa.

Unindo forças de Segurança Pública e Proteção Social, a operação concentrou-se na apuração de denúncias anônimas registradas no Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em Belém, foram analisadas 30 denúncias prioritárias em diferentes bairros, com foco em responsabilizar infratores e garantir atendimento às vítimas por meio da rede de proteção.

Cerca de 20 agentes participaram das diligências nos dois municípios, que resultaram na instauração de três inquéritos policiais para investigar suspeitas de maus-tratos, além do encaminhamento de idosos em situação de vulnerabilidade para acompanhamento especializado. Outras denúncias serão apuradas na segunda fase da operação.

A diretora da DAV, delegada Emanuela Amorim, que acompanhou as ações em Santarém, destacou que o trabalho representa a resposta da sociedade à necessidade de atuação do poder público no combate à violência contra idosos.

“A Operação reforça o compromisso da instituição com a promoção de direitos e o combate às violações da dignidade da pessoa idosa, incluindo negligência, maus-tratos, desvios financeiros e outras formas de violência”, afirmou.

Já a titular da DDPID, delegada Caroline Batista, ressaltou que a ação também tem caráter educativo e preventivo.

“Além da repressão às violências, é fundamental promover a conscientização e o respeito à pessoa idosa. É dever coletivo valorizar e cuidar dessa parcela da população”, pontuou.

As atividades da Operação Virtude 2025 seguem até o final de outubro, com o objetivo de ampliar a rede de proteção e fortalecer a garantia de direitos às pessoas idosas em todo o Estado.

Fonte: PCPA

RELACIONADOS

Mais Visualizados