sexta-feira, março 29, 2024

Prefeito Valmir Climaco, acompanhado de secretários de governo, participa, em Belém, do 1º Fórum para o Desenvolvimento da Navegação Interior

O evento que reuniu líderes políticos e empresariais na capital paraense, quarta-feira, 1º de Dezembro de 2021, tem como finalidade abrir o leque de discussões sobre a importância da Ferrogrão, esse projeto do governo federal com a participação da iniciativa privada para a construção da ferrovia que promete impulsionar a economia e o escoamento de grãos pela região Norte do país, partindo do município de Sinop, estado do Matrogrosso até o Distrito de Miritituba no Pará, às margens do Rio Tapajós. As discussões no momento giram em torno da importância dessa grande obra e dos impactos sociais e econômicos nas áreas de influência da Ferrogrão.

A comitiva de Itaituba que participa do 1º fórum sobre a Ferrogrão em Belém é formada pelo prefeito Valmir Climaco, secretário de governo Israel Santos, secretário de meio ambiente Bruno Rolim, além do presidente da associação comercial do município Fabrício Schuber. O prefeito Valmir Climaco em seu discurso no evento foi bastante contundente e coeso, colocando de forma objetiva as suas preocupações com os impactos sociais que os municípios envolvidos provavelmente enfrentarão com a construção dessa mega obra, entretanto, deixando claro para todos os participantes do encontro, tanto da iniciativa privada, quanto da área governamental, que o interesse do governo municipal de Itaituba é de ajudar no que for necessário para o desenvolvimento do estado, obviamente dentro das adequações exigidas pelas normas ambientais, sociais e econômicas. A geração de emprego e renda para o município de Itaituba e os demais que compõem a região é um dos pontos defendidos pelo gestor com a realização dessa obra. Valmir Climaco foi um dos mais aplaudidos no evento pelo seu discurso firme em defesa dos interesses do município.

Encontro com os participantes. Foto: ASCOM/PMI.

Após os debates do 1º fórum foi elaborada uma carta com a participação de todos os empreendedores e investidores da área da navegação e do agronegócio que estiveram no encontro e apóiam a construção da ferrogrão e posteriormente, na tarde do dia 1º de Dezembro, entregue ao Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Foto: ASCOM/PMI.

O 1º Fórum para o Desenvolvimento da Navegação no Interior foi considerado muito produtivo pelos participantes, considerando a importância do assunto para a região.

ASCOM/PMI.

RELACIONADOS

Mais Visualizados