sábado, junho 22, 2024

PRF apreende 2 Kg de mercúrio no município de Trairão, no PA

Os frascos com mercúrio foram encontrados dentro de um ônibus de viagem.

Na última quinta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2 kg de mercúrio sendo transportado irregularmente no município de Trairão, no sudoeste do Pará.

Por volta das 17h, a equipe estava realizando comando de fiscalização de trânsito no quilômetro 635 da BR 163, quando deu ordem de parada a um ônibus de viagem.

No momento da abordagem, a equipe solicitou ao condutor que abrisse o compartimento de cargas do veículo, onde foi localizado 2 (dois) frascos contendo mercúrio, 1 Kg em cada frasco, dando um total de 2 Kg de mercúrio. A substância estava sendo transportada por meio de serviço de encomenda.

O uso do mercúrio é proibido no Brasil desde 2019, por ser um elemento químico extremamente tóxico e, portanto, perigoso ao ser humano, além de também ser prejudicial para o meio ambiente.

Diante destas informações foi constatado, a princípio, o delito do art. 56 da Lei de Crimes Ambientais: produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica.

Os frascos com mercúrio foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Itaituba, afim de que fossem realizadas as medidas cabíveis.

Fonte: Plantão 24horas News  – PRFPA

RELACIONADOS

Mais Visualizados