sábado, setembro 7, 2024

Programação alusiva a dia de Tiradentes e realizada pelo 15º Batalhão de Polícia Militar e CPR X

A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) no pátio do 15º Batalhão de Policia Militar, em Itaituba no sudoeste do Pará.

Para o evento estiveram reunidas autoridades representes de cada esfera das forças de segurança. O evento foi realizado para enaltecer a brava atitude de Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, pelas lutas travadas em nome da justiça e liberdade, e ressaltar a vida militar dele.

Autoridades convidadas para o Evento/Foto: Plantão 24Horas News

Em dezembro de 1775, Tiradentes entrou para o Exército Colonial na 6.ª Companhia de Dragões da Capitania de Minas Gerais. Como era descendente de português teve o privilégio de ingressar nas forças armadas já como oficial, sem passar pelos postos subalternos.

Tornou-se alferes e, em 1781, foi nomeado comandante da Patrulha do Caminho Novo, que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro, por onde passava toda a produção de ouro e diamantes com destino ao porto, rumo a Portugal.

Em dezembro de 1788, terminada a licença, Tiradentes regressa a Minas Gerais, neste período Tiradentes passou a fazer propaganda, em Vila Rica e os seus arredores, a favor da independência do Brasil. A primeira reunião dos conspiradores ocorreu na casa do Tenente-Coronel Paula Freire.

Joaquim José da Silva Xavier/ Foto: Reprodução

No dia 10 de maio de 1789, a casa de Domingos Fernandes da Cruz, onde Tiradentes se encontrava, foi cercada e Tiradentes foi preso, sob a acusação de conspiração contra a coroa.

No dia 22 de maio, na primeira audiência da devassa, Tiradentes é interrogado. No dia 18 de janeiro de 1790, diante do quarto interrogatório, Tiradentes confessa a conspiração e assume toda a responsabilidade, como comprovam as atas do processo.

Tiradentes foi enforcado no Largo da Lampadosa, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792. O seu corpo foi esquartejado, a sua cabeça exposta em Vila Rica e os seus membros espalhados em postes no caminho entre Minas e o Rio de Janeiro, como pena por sua luta pela liberdade.

Foi com base em toda essa luta por justiça de Tiradentes, que os militares do 15ª grupamento e CPR X se reuniram em um momento de memória ao Patrono da Policia Militar e do brasil.

 

15º BPM em Itaituba, local do evento/Foto: Plantão 24Hpras News

E o agradecimento por poder voltar ao normal sem algumas limitações impostas pela pandemia.

Na ocasião alguns policiais militares foram agraciados com a medalhas de honra ao mérito, e receberam promoção.

Fonte: Portal Plantão 24Horas News

 

RELACIONADOS

Mais Visualizados