terça-feira, abril 29, 2025

Reconhecimento facial revoluciona controle de frequência nas escolas municipais de Santarém

Mais de 67% das escolas da zona urbana já utilizam o sistema; tecnologia faz parte do novo programa de gestão educacional “Educa +”.

A Frequência Digital Escolar Facial já é realidade em 42 das 62 escolas da zona urbana de Santarém, o que representa 67,74% do total. A tecnologia, que dispensa a chamada tradicional feita pelos professores, permite que os alunos registrem presença ao chegar à escola por meio de leitores com reconhecimento facial. Ao todo, já foram instalados 105 coletores — algumas escolas contam com mais de um aparelho para agilizar o processo.

Inicialmente, o sistema atende alunos do 1º ao 9º ano. Nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis e Cemeis), a instalação ainda está em fase inicial e, por enquanto, será usada apenas para registro dos servidores.

A ferramenta faz parte do novo Sistema de Gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed), batizado de “Educa +”, composto por 21 módulos integrados que visam modernizar e agilizar os serviços da rede municipal. O investimento total foi de R$ 3.680.980,00, adquirido por licitação ainda durante a gestão do ex-prefeito Nélio Aguiar, por meio da empresa Ponto ID.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia da Silva, destacou que a implantação está sendo feita de forma gradativa. “Estamos na era da tecnologia. Inclusive, estamos implantando internet em 239 escolas da nossa rede. Hoje, os alunos da zona urbana já entram nas escolas sendo identificados digitalmente. Isso otimiza o tempo e ajuda até a planejar a quantidade de merenda a ser servida”, afirmou.

Além do controle de frequência facial, diversos módulos já estão em operação, como:

Acadêmico e Pedagógico: Gestão completa de matrículas, desempenho e histórico escolar;

Turma AEE: Acompanhamento de alunos com necessidades especiais;

Matrícula Online: Inscrição digital sem necessidade de deslocamento;

Portal do Aluno: Acesso às notas e frequência pelos responsáveis;

App Education: Aplicativo para facilitar a comunicação entre alunos, pais e professores.

Outros módulos como Educacenso, Lotação/Modulação, Controle de Ponto, Transporte Escolar, Alimentação e Almoxarifado estão em fase de implantação e ajustes.

A previsão da Semed é que todo o sistema esteja completamente implantado até o final de 2025, consolidando a digitalização da rede municipal de ensino e promovendo mais eficiência, economia e transparência no serviço público educacional.

Fonte: Ascom/Santarém – Jornalista Ronnie Dantas 

RELACIONADOS

Mais Visualizados