A doação de sangue é um ato de generosidade e solidariedade que pode salvar vidas. As campanhas de incentivo a este ato, são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância deste gesto. E com esse objetivo a agência transfusional do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, promove nos dias 27 e 28 de setembro, sua segunda edição.
Neste ano, a campanha será das 8h às 17h, no HRT, e acontecerá em parceria com o Hemocentro Regional de Santarém e a Prefeitura de Itaituba. Os requisitos para doar sangue são simples e qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde pode contribuir. É importante ressaltar que a doação de sangue não oferece riscos à saúde do doador.
A responsável pela Agência Transfusional, Lúdia Oliveira, afirmou que a campanha de doação de sangue é uma ação fundamental para manter os estoques abastecidos. “Nossa demanda é grande e precisamos manter os estoques sempre em alta, já que somos referência em traumatologia e obstetrícia de alto risco”, disse.
O Regional do Tapajós possui uma Agência Transfusional para gerenciar as bolsas de sangue enviadas pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e realiza, em média, 200 transfusões por mês.
Desde a sua inauguração, em 2021, já foram feitas 2.500 transfusões. Programação – Uma blitz educativa também será realizada em frente à unidade, em incentivo à coleta. O objetivo é informar, incentivar e conscientizar a população para a importância da atitude.
O diretor-geral do Regional do Tapajós, Matheus Coutinho, destaca a importância da programação e a conscientização de todos para a doação de sangue. “É fundamental que a população se conscientize sobre a importância da doação de sangue e se mobilize para ajudar, é uma maneira simples e eficaz de contribuir para a saúde e bem-estar de muitas pessoas”, pontuou.
Conheça os requisitos para ser um doador de sangue:
• Idade: Entre 16 e 69 anos (menores devem ser acompanhados do responsável legal);
• Peso mínimo: 50kg;
• Precisa estar alimentado e descansado;
• Evite o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Abstenha-se de exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas;
O Hospital Regional do Tapajós (HRT) integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Fonte: Plantão 24horas News com informações Ascom/HRT