Na manhã desta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Educação de Itaituba (SEMED) reuniu com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria de Assistência Social (SEMDAS) e Ministério Público. Na ocasião, foram pautados diversos assuntos educacionais.
Um deles foi a disponibilidade de vagas para alunos na Rede Municipal de Ensino. De acordo com o Secretário de Educação Amilton Pinho, o município ainda dispõe de vagas para matrícula.
“Essa pauta é importante que se refere à matrícula de aluno. Estamos com nosso ano letivo iniciado desde o dia 19 de janeiro. Estamos aqui reunidos com o Ministério Público, Conselho da Infância e Juventude, com assistente social justamente para divulgar para toda a sociedade e esses órgãos, que dispõe de vagas, apesar que temos muitos pais ainda buscando vagas, e o objetivo principal é mostrar que o município ainda tem vagas e divulgar, para que esse público busque a unidade de ensino que dispõe de vagas”, disse.
O secretário também expôs a construção de novas escolas no município. Segundo Amilton, na região indígena já foram licitadas cinco (05) escolas, e ordem de serviço vai ser dada antes do final de fevereiro. O secretário disse, ainda, que a secretaria também está verificando a necessidade da construção de novas unidades escolares na sede do município.
“Outro ponto é trabalhar um projeto de longo prazo para a gente verificar em qual localidade ou bairro a gente precisa investir em futuras unidades de ensino, também em conjunto com esses órgãos. As escolas em áreas indígenas já temos cinco licitadas. Nós vamos dar essa ordem de serviço logo, antes do final desse mês de fevereiro. São escolas importantes depois de um trabalho com SEMED e Funai, para ter liberação. Unidades já estão autorizadas e licitadas para essas escolas”, abordou.
Um outro assunto colocado em pauta diz respeito à assistência social a estudantes. De acordo com a presidente do CMDCA, Vilma Silva, existem pais que não conseguem arcar com todo o material escolar dos seus filhos. Por conta disso, um projeto está sendo desenvolvido para amparar essas famílias, além de observar a qualidade do ensino.
“… CMDCA na escola em observando a melhoria da qualidade do ensino. Esse projeto, além da visitação na escola, vai atender criança, adolescente. O nosso município tem família que tem 3 ou 4 filhos. Não consegue disponibilizar de todo o material e uniforme. Esse projeto vem amparar ajudar, contribui com a família”, Vilma Silva.
De acordo com Ítalo Costa Dias, Promotor de Justiça do Ministério Público, outros assuntos –como construção de creches e transporte escolar – também têm sido debatidos junto à SEMED, para que haja ensino de qualidade.
“O Ministério Público tem trabalhado em várias frentes, especialmente essa da educação voltada à infância e juventude. A gente tem acompanhado o empenho deles em ofertar vagas e ofertar também ensino com qualidade. É logico que a grande massa, a cidade cresce e a população também. As vagas têm que ser disponibilizadas de acordo com as localidades. A gente tem debatido alguns assuntos com a secretaria, como a abertura de creches, que é algo que a gente precisa avançar para poder oportunizar isso para as mães, principalmente àquelas que precisam trabalhar, para não ocorrer situações que até gerem para o Conselho Tutelar, que seria criança cuidando de criança. Adolescente cuidando de adolescente. E outras demandas como transporte escolar”, disse o promotor.
Fonte: Portal Plantão 24horas News