quinta-feira, abril 25, 2024

Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba PA, alerta para baixa procura por vacinação contra o Sarampo no Município

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba no Sudoeste do Pará, alerta a população para que se vacine contra o sarampo por meio da aplicação da tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A vacina está disponível para crianças de 6 meses de idade até quatro anos nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

“A Secretaria de Saúde disponibilizou em todas as UBS’S a vacinação contra Sarampo, nesta área no Brasil estamos vivendo uma situação complicada, uma situação séria. Há registro de um óbito já no Brasil causado pela doença e nós não queremos que isso chegue aqui no nosso município de Itaituba, mas para isso eu preciso que as mães e os pais de crianças de seis meses a quatro anos levem seus filhos até as Unidades de Saúde para tomar a vacina.  Todas as Unidades de Saúde tem a vacina é uma preocupação do município com relação ` a procura, então pais e mães levem seus filhos pra vacinar pois nós não podemos permitir que o Sarampo chegue aqui”, disse Jorge Diretor de Vigilância em Saúde.

Sinais e sintomas – O sarampo é uma doença infecciosa aguda viral transmitida pela tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas doentes. A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta, indicando o aparecimento de complicações. As mais comuns são infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.

O paciente deve procurar atendimento médico logo que apresentar os primeiros sinais e sintomas da doença, para que seja feita a notificação do caso e a equipe de saúde possa agir para interromper a circulação do vírus entre as pessoas que tiveram contato com o doente.

Fonte: Portal Plantão 24horas News

 

RELACIONADOS

Mais Visualizados