quinta-feira, novembro 21, 2024

Vídeo: PRF realiza ‘Comando de Saúde’ em Santarém para atendimento a caminhoneiros na BR-163

Ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde na realização de testes rápidos.

Dezenas de caminhoneiros que utilizam a BR-163 para suas atividades profissionais foram atendidos em frente à 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Santarém, oeste do Pará, na manhã desta quinta-feira (3) com serviços do Comando em Saúde. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para além de orientar e saber como anda a saúde dos condutores, subsidiar um estudo que está sendo realizado por universidades.

“A PRF em parceria com universidades têm realizado comandos de saúde que visam coletar informações para subsidiar estudo que está sendo realizado pelas universidades, uma vez que a qualidade de vida dos condutores impacta diretamente na segurança no trânsito. Devido ocorrências em que muitos motoristas tiveram mal súbito na condução de veículo e acabaram provocando acidentes, esse estudo sobre a saúde dos condutores está sendo realizado”, explicou o diretor substituto da 5ª delegacia da PRF em Santarém, Edioberto Sá.

Caminheiros que foram atendidos no Comando de Saúde, aprovaram a ação. “É muito importante saber como está a nossa saúde. Já vimos vários companheiros de estrada perderem a vida porque tiveram infarto enquanto trabalhavam. Uma coisa que podia ser evitada se medissem a pressão. Às vezes o trabalhador está com a alimentação inadequada e não faz atividade física, é preciso monitorar a saúde. Então, essa ação vem somar para a nossa categoria”, disse um caminhoneiro.

Os Comandos de Saúde buscam detectar alterações de saúde entre motoristas profissionais de veículos de carga que, submetidos a longas jornadas de trabalho, não cuidam da própria saúde. As consequências de um acidente envolvendo veículos de grande porte são imprevisíveis, sobretudo quando se trata de produtos que representem risco para o meio ambiente.

De acordo com a PRF, o Comando de Saúde também objetiva detectar fatores de risco à saúde dos trabalhadores em transporte, educar e orientar os participantes com informações sobre saúde e trânsito, obter indicadores estatísticos sobre o perfil de saúde dos motoristas profissionais e reduzir os acidentes nas rodovias.

Fonte: G1 Santarém

RELACIONADOS

Mais Visualizados