quinta-feira, novembro 21, 2024

Vítimas pagam por comida via Pix, mas não recebem os pedidos em Itaituba

Produtos são anunciados no Marketplace do Facebook, em grupos e em outras plataformas. Confira outros golpes que estão se tornando cada vez mais comuns em nossa cidade e saiba como se proteger.

Em meio a diversas denúncias sobre golpes ocorridos na cidade, uma nova modalidade vem chamando atenção. Trata-se de vendas de comidas para entrega anunciadas no marketplace do Facebook.

Os golpistas criam perfis fingindo residir em Itaituba ou região e anunciam produtos como açaí, peixe assado, bolo, entre outros. Quando o interessado entra em contato, o golpista coleta o endereço, informa o tempo estimado para entrega e, por fim, solicita o pagamento via Pix.

A vítima realiza o pagamento, mas o pedido não é entregue e a vítima é bloqueada. Como é comum pagar por comidas delivery antes de receber, muitas pessoas têm sido enganadas por este golpe.

Outros casos envolvem perfis falsos se passando por empresas no Instagram ou WhatsApp. Os golpistas contatam as vítimas informando sobre um suposto superdesconto da empresa, mas solicitam pagamento adiantado para garantir a promoção. Uma das empresas clonadas foi o Morada do Sol Hotel Resort.

Em outro caso, uma vítima relatou ter sido enganada ao comprar uma maca. Nas mensagens, a golpista afirmava ser de Novo Progresso e enviaria a maca por um conhecido. Para parecer confiável, disse que a vítima poderia pagar R$ 150 adiantado e o restante na entrega. A golpista ainda alegava que, se a vítima não gostasse do produto, teria seu dinheiro devolvido.

Os golpes de venda de veículos também são comuns. Geralmente, o golpista se passa por agente do Detran, vendedor de concessionária ou outra profissão que transmita credibilidade, usando até fotos de pessoas reais.

Para evitar cair nesses golpes, siga estas dicas essenciais:

  • Nunca pague antes de receber o produto.
  • Desconfie de valores ou promoções excessivamente vantajosos.
  • Verifique a autenticidade do vendedor e da oferta.
  • Prefira métodos de pagamento que ofereçam alguma forma de proteção ao comprador.
  • Em caso de dúvida, procure informações adicionais sobre o vendedor ou a empresa.

Fonte: Portal Giro

RELACIONADOS

Mais Visualizados