A vacinação contra febre aftosa é obrigatória, e começou dia 01 de maio de 2022.
A campanha de vacinação contra febre aftosa começou dia primeiro de maio em Itaituba, no sudoeste do Pará.
A segunda etapa começa dia 01 de novembro e segue até dia 30 do mesmo mês.
As dua etapas são obrigatórias, e além de vacinar o rebanho o produtor precisa protocolar a comprovação de imunização do rebanho.
A vacina é fabricada de acordo com a demanda de cada região, e os produtores tem o prazo de um mês para vacinar os animais, depois disso ele tem mais 15 dias para protocolar a comprovação da vacinação do rebanho no escritório da ADEPARÁ do seu município .
Quem desrespeita este prazo está sujeito a multa e embargos, além de perder a possibilidade de comercializar seus animais.
De acordo com Douglas Moacir superintendente regional da ADEPARÁ de Itaituba, é indispensável que os produtores vacinem seu rebanho, e se preferência sem perder o prazo.
“ O produtor que não vacinar e não notificar ele não vai conseguir tirar nenhum tipo de documentação que movimente seu rebanho, e também vai sofrer as penalidades legais”. Disse Douglas Moacir.
Graças a esse rigor da lei, a mais de 15 anos não se tem casos de febre aftosa registrado no Brasil. Mas é necessário manter a imunização do rebanho em dia.
Fonte: Portal Plantão 24Horas