quinta-feira, maio 23, 2024

Câmara aprova abono salarial para profissionais da educação de Itaituba

A Câmara do Poder Legislativo Municipal aprovou, na última terça-feira (14), o projeto que prevê abono salarial para profissionais da educação de Itaituba (PA). A informação foi repassada por José Augusto, Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTEPP).

De acordo com Augusto, a administração municipal tem interesse em disponibilizar o abono à categoria, porém ainda não definiu o valor que será repassado. Enquanto isso, os profissionais esperam que o benefício seja satisfatório. Isso porque, conforme o coordenador, o RPM da educação teve, em média, um avanço de 8%.

O avanço, ainda segundo Augusto, significa dizer que, de 2020 a 2021, a classe teve uma diferença de mais de R$ 60 milhões na pasta da educação. Além disso, ele destaca que a medida está estabelecida em uma lei aprovada em 2020, porém o Decreto 173/2020 impediu que qualquer tipo de abono e reajuste aos profissionais fossem repassados naquele período.

Contudo, neste ano, como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) se manifestou favorável para todos os municípios do Brasil, obviamente os prefeitos já se destacaram no Brasil, com o intuito de repassar o abono aos profissionais. Agora, a categoria espera que o governo municipal se manifeste e diga qual será o valor do abono salarial.

O coordenador pontua que o recurso será de grande valia para a classe trabalhadora, haja vista que, nos últimos dois anos, os servidores tiveram que se reinventar à nova realidade; algo que, na maioria das vezes, foi considerado um verdadeiro desafio; isso sem contar com as perdas de profissionais, decorrentes do novo coronavírus.

Fonte: Plantão 24horas News.

RELACIONADOS

Mais Visualizados