quarta-feira, julho 24, 2024

Câmara Municipal de Itaituba votará projeto para aumento do número de vereadores após crescimento populacional

O projeto, que será votado nesta terça-feira (19), prevê o aumento do número de vereadores do município de 15 para 19. Para ser aprovado, é necessário o voto favorável de pelo menos 10 vereadores.

Em uma sessão que promete ser decisiva para o futuro político do município, a Câmara Municipal de Itaituba votará nesta terça-feira (19), um projeto de lei que poderá aumentar o número de vereadores da cidade de 15 para 19.

A iniciativa vem após dados do último Censo revelarem um aumento significativo da população local.Segundo o Censo de 2022, o município de Itaituba, localizado no estado do Pará, registrou um crescimento populacional de 26,48% em comparação com o levantamento anterior, de 2010.

A população atual é de 123.312 habitantes, um número que habilita a cidade a expandir o quadro de vereadores, conforme determina a Constituição Federal.

A Constituição estabelece que municípios com população entre 120 mil e 160 mil habitantes podem ter até 19 vereadores.

Atualmente, Itaituba conta com o total de 15 vereadores, para que a mudança seja efetivada, é necessário o voto favorável de pelo menos 10 desses vereadores.

A proposta tem gerado debates e discussões entre os parlamentares, uma vez que segundo informações, os vereadores aliados do Prefeito Valmir Climaco são a favor do aumento, enquanto os de oposição são contra.

Fonte: Portal Giro

RELACIONADOS

Mais Visualizados