A eleição para o governo do Pará em 2026 começa a esboçar os primeiros contornos, mas ainda vive um mar de indefinição. Pesquisa de intenção de voto realizada entre 18 e 23 de agosto mostra que a grande maioria do eleitorado paraense (54,00%) não sabe ou não respondeu em quem votaria para o Governo do Estado quando a pergunta é feita de forma espontânea — ou seja, sem a apresentação de uma lista de nomes.

ESTIMULADA
Quando estimulados com os nomes dos pré-candidatos, o cenário muda: a Governadora Hana Ghassan (MDB) aparece com 37,2% das intenções de voto, enquanto o médico Dr. Daniel Santos (PODE) registra 31,3%, uma diferença de apenas 5,9 pontos percentuais. O número de votos flutuantes caiu em relação a pesquisa de junho: hoje, na estimulada, está em 26,9%., na pesquisa de junho girava em 35%.

Quando se trata de rejeição, há mudanças na caminhada eleitoral. Os dois principais competidores cresceram nesse espectro. Hana foi para 16,5% e Dr. Daniel subiu para 15,2%. Como se percebe a disputa até na rejeição é polarizada, demonstrando o acirramento da campanha.

Ficha técnica da pesquisa
Período: 18 a 23 de agosto de 2026
Amostra: 2.000 entrevistas
Mesorregiões: Metropolitana, Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Baixo Amazonas, Marajó (distribuição proporcional ao peso eleitoral)
Margem de erro: 3,1 pontos percentuais
Nível de confiança: 95%
Registro no TRE/PA: PA-01962/2026.
Fonte: https://www.pesquisasdoxa.com/post/eleicao-para-o-governo-do-para-hana-aparece-na-frente-37-2-dr-daniel-31-3
