sábado, maio 25, 2024

Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins pós pandemia de Covid

O festival folclórico de Parintins confirmou o seu campeão nesta segunda-feira (27). O Boi Caprichoso levou o prêmio. A divulgação foi feita nesta tarde no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, no Amazonas. Esta foi a 55ª apresentação do evento.

O presidente Jender Lobato disse “que está com a alma lavada”. “Nós cumprimos com as nossas obrigações. Venceu o amor, venceu a harmonia, venceu o respeito”, disse na transmissão ao vivo pelo Youtube.

O Caprichoso ganhou o festival por uma vantagem mínima contra o adversário. Foi 1.259 contra 1.258,5 do boi Garantido.

O campeão levou para o Bumbódromo o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”. Nos tons azul e branco, o bumbá levou para a arena um manifesto em defesa da preservação.

O boi da estrela também aproveitou para fazer uma homenagem ao indigenista Bruno Araújo e o jornalista britânico Dom Phillips, que foram mortos na região do Vale do Javari no incio do mês. Uma bandeira com as imagens deles foi exibida no Bumbódromo.

Apresentação 2ª noite de festa (Foto: Reprodução)

De acordo com o Governo do Amazonas, para colocar os bois na arena em 2022, os bumbás receberam cada um R$ 5 milhões.

As notas foram analisadas de acordo com cada noite. Os critérios foram dividios em três blocos, com sete critérios cada. No bloco A (musical), os jurados avaliaram itens como Apresentador, Levantador de toadas, Marujada de Guerra ou Batucada, Amo do Boi, Toada (Letra e Música), Galera e Organização do Conjunto Folclórico.

Já no bloco B (cênico e coreográfico), foram avaliados Porta-Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga, Boi-bumbá: Evolução, Pajé, Coreografia.

E por último, no bloco C (artístico), foram analisados Ritual, Tribos Indígenas, Tuxaua, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica, Vaqueirada.

Fonte: CNN Brasil

RELACIONADOS

Mais Visualizados