A Construtora RTT Engenharia LTDA, empresa com sede em Itaituba, no sudoeste do Pará, está participando de um dos maiores projetos de infraestrutura atualmente em execução no município de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. A obra é conduzida pela CCR ViaSul, concessionária responsável pela BR-386, e prevê a construção de dois novos viadutos nos quilômetros 434,8 e 435,5 da rodovia.
Na última semana, a CCR ViaSul concluiu os trabalhos iniciais na região do primeiro viaduto (km 434,8). Com o bom desempenho da execução, a empresa conseguiu entregar a primeira etapa com 30 dias de antecedência — a conclusão estava prevista para 31 de julho de 2025, mas foi finalizada no dia 30 de junho.
As obras, iniciadas em março, foram divididas em etapas distintas para cada dispositivo. As intervenções no primeiro ponto já estão impactando o tráfego local, e a previsão é de que, com o avanço do cronograma, o fluxo na rodovia sofra interferência ainda maior nos próximos meses, especialmente durante os horários de pico, com atrasos estimados de até 30 minutos.
O início das obras do segundo viaduto, no km 435,5, está previsto para o segundo semestre de 2025, com execução simultânea aos trabalhos em andamento no km 434,8.

A gerente de Engenharia da CCR ViaSul, Letícia de Rezende, afirmou que, apesar dos transtornos temporários no tráfego, a conclusão do primeiro viaduto trará melhoria significativa na fluidez e segurança viária na região.
Durante o auge da execução, cerca de 200 trabalhadores devem atuar na obra em 12 frentes de trabalho, com a utilização estimada de mais de 100 máquinas e investimentos que superam os R$ 100 milhões.
Fonte: Plantão 24horas News