sexta-feira, março 29, 2024

Conta de luz fica mais barata já próxima semana, afirma Bolsonaro

Na última quarta-feira, 6, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que o Brasil adotará a “bandeira verde” na cobrança de luz a partir do próximo dia 16 de abril.

De acordo com o presidente, todos os consumidores serão beneficiados com a redução do valor da conta de luz que ficará em média de 20% mais barata. Atualmente, o país está com a bandeira de “escassez hídrica” em vigência desde o mês de agosto do ano passado.

Em 2021, o Brasil enfrentou a pior crise hídrica em 91 anos. Na ocasião, as principais bacias hidrográficas que abastecem o país estavam secando devido o baixo volume de chuvas na região dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que é responsável por 70% da geração de energia no país.

Durante o período da bandeira de “escassez hídrica”, o Brasil conseguiu cobrir custos de geração, transmissão e distribuição de energia no período de seca, quando é necessário acionar as termelétricas, que tem um custo mais elevado.

“Em 2021 o, Brasil enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o governo federal teve que tomar medidas excepcionais”, escreveu Bolsonaro através das redes sociais.

“Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio, e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, reforçou.

Veja a publicação completa do presidente:

 

 

Com informações do Metrópoles

RELACIONADOS

Mais Visualizados