segunda-feira, maio 27, 2024

Polícia Federal deflagra operação Cassiterite 27 para coibir a extração ilegal de cassiterita

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (06), a operação CASSITERITE 27, tem o objetivo de repressão a extração ilegal do minério de cassiterita.

Os policiais estão cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Santarém e Novo Progresso, expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Santarém.

A investigação policial aponta que aproximadamente 27 toneladas de cassiterita foram extraídas de local não autorizado, levando em consideração que a documentação apresentada pelos transportadores apresentavam informações falsas quanto à origem do minério..

O minério estava sendo transportado para cidade de Manaus, para exportação. Estima-se o valor de 3 milhões de reais para a carga de cassiterita que seria exportada.

Atuação na operação CASSITERITE 27/ Foto: Reprodução PF

Os crimes investigados no Inquérito Policial correspondente são os de usurpação de bens da União, inserto no artigo 2º, caput, da   Lei 8.176/1991 – Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica, o de transporte e comercialização ilegal de bens da União, inserto no artigo 2º, § 1º da mesma lei,  cujas penas variam de 1 a 5 anos de detenção e o crime falsidade ideológica, inserto no artigo 299 da Lei 2.848/1940 – Código Penal, cuja pena varia de 1 a 5 anos de prisão.

 

Fonte: Plantão 24Horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados