quarta-feira, julho 24, 2024

Coordenação de endemias intensifica ações de combate à malária na região

A coordenadoria de endemias da Secretará Municipal de Saúde (SEMSA) está intensificando as ações de combate à malária na região de Itaituba; em especial, nos garimpos, onde o índice da doença costuma ser maior.

De acordo com Jorge Luiz, coordenador de endemias, os agentes têm se deslocado para as mais diversas áreas de garimpo, principalmente aos locais que eram desconhecidos pelo setor. Nessas áreas, a demanda é maior.

Em compensação, as equipes também têm batido recorde no que diz respeito à oferta de diversos serviços prestados à comunidade, como medicação, teste rápido, distribuição de mosquiteiro etc.

“… Aumentou os casos, mas a nossa equipe não parou. Ainda hoje, já depois do Natal, próximo ao da virada de ano, a gente tá chegando do Morro Alto… Já estamos com uma programação montada. Agora, a partir do dia 10 de janeiro, nós estamos com duas frentes de trabalho: uma equipe vai se deslocar para região do Morro Alto, Crepurizão e Rio Amana […]”, disse.

Jorge Pontua que os garimpeiros têm sido fundamentais nas ações, haja vista que eles auxiliam a chegada dos agentes aos mais diversos pontos, principalmente àqueles de difícil acesso. “É impossível nós fazermos essas ações sem o apoio deles, porque são eles que vão levar nossa equipe onde realmente tem o garimpeiro, por se tratar de locais de difícil acesso. Eles conhecem como chegar […]”.

Fonte: Plantão 24horas News.

RELACIONADOS

Mais Visualizados