quinta-feira, março 28, 2024

Dia Internacional dos Povos Indígenas: data marca a resistência e luta por direitos

Nesta terça-feira (9), é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de diversos locais do mundo. Desde então, a data visa promover reflexões e chamar atenção para a garantia das condições de existência dignas aos povos indígenas de todo o planeta, principalmente no que se refere aos seus direitos, à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos.

De acordo com a Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPIPA), os povos indígenas compõem mais de 20% do território paraense, sendo mais de 56 povos, falantes de mais de 70 línguas, distribuídos entre 77 terras indígenas, organizadas por oito etno-regiões. Apesar dos índices, este ano, além da reivindicação por direito a educação, saúde e, sobretudo, demarcação de terras, a data chama atenção para invasão ilegal das terras indígenas e os impactos dessa ocupação para os povos tradicionais.

“Esse ano a gente está somando forças com a Funai (Fundação Nacional do Índio). Nos últimos anos tem sido difícil, aconteceu muito retrocesso dentro da Funai que impactou diretamente os nossos direitos e também os conflitos intensificaram dentro do nosso território. Então, esse dia é especial porque a gente vai dialogar junto com todos os indígenas, em todas as regiões, em todos os lugares que estarão somando forças”, afirma a indígena e antropóloga, Luana Kumaruara.

 

Fonte: O Liberal

RELACIONADOS

Mais Visualizados