O tema do 23º Episódio do Diga Mais Podcast foi “Saúde e sua eficácia no corpo, alma e mente”. O apresentador Ewandro Araújo, desta vez, entrevistou o Profissional da saúde e Educador Social, Waleyson Marcelo.
De acordo com Waleyson, falar de saúde é perpassar pela mente, fé, relacionamentos, aprendizagem e ambiente social. A boa relação entre essas esferas é o que, segundo ele, contribui para que o indivíduo tenha saúde com qualidade.
Ele atribui a mente como o princípio para sucesso. Argumentando que “somos aquilo que pensamos”, Waleyson afirma que, se o indivíduo pensa que é fracassado, ele já é um fracassado. O mesmo acontece quando ele acredita que é sucedido. Por isso, devemos usar o poder da mente para a positividade.
“É não nos conformar. Então, tudo começa aqui na mente. É aqui que a gente ganha, é aqui que a gente perde. É tanto que nos livros aprendemos ‘o sistema nervoso central’. Então, é a partir daqui. Há uma relação muito direta. Nós somos aquilo que nós pensamos. Se você pensa que é um derrotado, você é um derrotado. Se você pensa que não vai conquistar […]”, disse.
“… É o poder da mente que não sabemos nem utilizar. A grande maioria não sabe utilizar. Prova disso é que vemos alguns indivíduos fracassarem e outros são bem sucedidos. Aqueles que são bem sucedidos sabem fazer uso dessa máquina, desse campo, que é muito poderoso. Obviamente, o corpo vai perceber. Se você realmente souber essa energia, isso vai ser concretizado. Isso é possível”, complementou.
Ainda falando da “mente”, Waleyson destaca a importância dos exercícios físicos para a saúde mental. A prática de exercícios físicos faz com que o indivíduo libere hormônios do bem-estar, por exemplo, fazendo com que o indivíduo se sinta bem, de modo que ajuda a controlar a ansiedade e melhora a pressão arterial.
“Ansiedade é um peso que a pessoa traz para si com relação ao futuro. Ele quer que logo a coisa aconteça ou ele já faz uma preconcepção de um mal que quele futuro pode trazer para si. Quando a gente faz exercício físico, nós produzimos hormônios, exemplo: hormônio do bem-estar, dopamina, hormônios que diminuem a dor. Quando a gente faz exercício, estamos estimulando nosso organismo se auto depura. A oxigenação acontece. O cérebro precisa se banhar pelo melhoramento da pressão arterial”.
Waleyson também destaca que é o bloqueio, como medo e vergonha, são fatores que contribuem para o não crescimento do indivíduo. Por isso, destaca que romper com isso e evitar pessoas negativas é sempre importante, além de buscar se inspirar em pessoas sucedidas.
“Está sendo dominado pela negatividade. Porque não tem o przaer de ver o outro crescer. A maioria não torce pelo sucesso do seu próximo. Temos de ter a filosofia do sucesso, se você pensa que é um derrotado você é um derrotado. Para complicar, busca a ideia de outro fracassado. Espelhar em pessoas sucedidas para ter uma fonte que a gente possa crescer”.
(Informações e detalhes completos podem ser conferidos na íntegra. O programa está disponível nas principais plataformas digitais do Portal Plantão 24horas News (Clique no You Tube, Facebook ou ouça no Spotify).
Fonte: Portal Plantão 24horas News