quinta-feira, maio 23, 2024

Diga Mais Podcast – 25º Episódio: “Mulheres de fibra: a história de Itaituba não pode ser esquecida”

Convidada foi a Profa. Regina Lucirene. Ela destacou sua luta pela preservação da história de Itaituba. ASSISTA!

Dando continuidade à programação alusiva ao mês do Dia Internacional da Mulher, o Diga Mais Podcast entrevistou a Profa. Regina Lucirene, que é idealizadora do Museu Aracy Paraguassú. A temática do programa foi “Mulheres de fibra: a história de Itaituba não pode ser esquecida”.

“Esse é o nosso objetivo: mostrar, principalmente, para o homem masculino que a mulher existe, tem que ter vez, ela é preparada para defender seus direitos. Antes, a gente não tinha essa preparação, mas, agora, a mulher tem. Está com todo gosto de gás e briga pelos seus direitos. Eu sou uma delas. Eu não posso deixar que aconteça nada de anormal, principalmente com as mulheres […]”, Regina.

Regina Lucirene destacou sua luta pela preservação da História de Itaituba. Ela teve a ideia de criar o museu em Itaituba após visitar a cidade de Óbidos e conhecer o museu de lá.  “Nós fizemos uma programação que eu tirei como espelho a rede de museu da Amazônia, que primeiro foi feito um livro, do qual faço parte dessa história. Nós copiamos para fazer a de Itaituba. Aí, eu escolhi umas 10 mulheres para contar história delas. Mulheres que já fizeram cultura, história da educação no município de Itaituba. Meu objetivo, enquanto tiver vida, é não parar, porque através desses registros nós vamos poder estar passando para nossos alunos histórias que eles não tiveram oportunidades de conhecer […]”, disse.

Segundo ela, um dos fatores que a motivou a se dedicar exclusivamente à história de Itaituba foi a cobrança de suas tias, as quais sempre exigiam, dela, isso. “Me dediquei exclusivamente a conhecer a História de Itaituba, porque a minha tia era sempre cobrava da gente: quem vai dar continuidade em preservar a História de Itaituba. Não queremos mentira”.

“Um dia, eu fazia parte da supervisão do município de Itaituba. Aí, fomos participar de um encontro dos supervisores. Cada município era um ano. Aí, chegou o ano de nós irmos para Óbidos foi o museu, porque eu já sabia que existia um museu lá. Aí, quando eu cheguei, observei, logo, que tinha um museu de rua. Eu comecei, mas não deu certo. Aí, de pois fui visitar o museu de Óbidos. Aí, eu falei que iria criar o museu de Itaituba. Anotei tudo em folha de papel almaço […]”.

O Diga Mais Podcast vai ao ar todas as sextas-feiras, com início às 20h. Informações e detalhes do último episódio completos podem ser conferidos na íntegra. O programa está disponível nas principais plataformas digitais do Portal Plantão 24horas News (Clique no You TubeFacebook ou ouça no Spotify).

Fonte: Portal Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados