sábado, junho 22, 2024

‘Diga Mais Podcast’: Conheça o potencial turístico de Itaituba e região

Guilherme Oliveira, Diretor Financeiro da ADTUR, foi o entrevistado do episódio 22 do programa, que vai ao ar todas as sextas-feiras. Assista!

O episódio 22 do Diga Mais Podcast abordou o tema “Conheça o potencial turístico de Itaituba e região”. O entrevistado foi Guilherme Oliveira, Diretor Financeiro da Associação de Desenvolvimento Turístico Regional do Tapajós (ADTUR).

De início, Guilherme abordou acerca de como se deu a criação da ADTUR. De acordo com o diretor, a associação surgiu após uma reunião a qual definiu que, dentre outros meios, o turismo, até então, seria o mais viável para a região.

“A ADTUR quando foi criada, o SEBRAE trouxe uma consultoria na época, 2016, para que a gente inclusive eles tinham feito um programa do SEBRAE e chegou a conclusão de que a região que o Turismo era o caminho a ser seguido, porque é uma região amazônica, que a agricultura não é um bom mercado. A gente tem uma certa limitação em relação à Amazônia. Então, o Turismo o SEBRAE descobriu que seria o caminho. Então, com essa visão foi que nós criamos ADTUR e colocamos ela para gerir toda essa região turística e potencial que temos aqui […]”.

A entidade engloba seis (06) municípios; são eles: Itaituba, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga. Inicialmente, os parceiros eram: SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), UFPA (Universidade Federal do Pará). A posteriori, veio o Grupo Consórcio Tapajós.

Potencial turístico

Guilherme pontua que, além do Parque Nacional da Amazônia (PARNA), a região também oferece outros potenciais turísticos; inclusive, maiores que os do município de Santarém. Ele destaca para alguns dos principais, como campo dos perdidos, cavernas e corredeiras, além de praias.

O diretor pontua que um levantamento está sendo feito do maior e mais antigo vulcão do mundo. “Não é só o Parque Nacional da Amazônia. Temos muita coisa. Nós temos um potencial maior do que Santarém, que praticamente tá ligado à praia e alguns atrativo de rio. Aqui, temos Campo dos Perdidos, Amazônia, estamos fazendo levantamento do maior e mais antigo vulcão do mundo, que ainda está adormecido. A gente está fazendo levantamento dos dados mais específicos. Isso tem um potencial muito grande de alavancar o turismo, temos corredeiras mil e umas; inclusive, atrativos de corredeira. ICMBio está buscando liberar para pesca esportiva no Jamanxin”.

Informações e detalhes completos podem ser conferidos na íntegra. O programa está disponível nas principais plataformas digitais do Portal Plantão 24horas News (Clique no You Tube ou no Facebook).

Fonte: Portal Plantão 24horas News

RELACIONADOS

Mais Visualizados