Após três dias consecutivos de protestos e bloqueio em um trecho da BR-163, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que as ordens de serviço para o início das ações emergenciais de manutenção na rodovia federal foram assinadas na sexta-feira (26).
Segundo o órgão, as empresas contratadas por meio de um plano emergencial já estão mobilizadas e devem iniciar imediatamente os trabalhos no trecho considerado crítico entre os municípios de Rurópolis e Santarém, no oeste do Pará.
As intervenções incluem a recuperação do pavimento e a correção de pontos intrafegáveis da rodovia. O objetivo é restabelecer condições adequadas e seguras de trafegabilidade, diante das constantes reclamações de moradores, motoristas e transportadores sobre os buracos e atoleiros existentes na via.
Em nota, o DNIT destacou que segue monitorando a situação para garantir a circulação segura de veículos e atender às demandas da população da região.
Bloqueio na rodovia

O anúncio das obras ocorre em meio à forte pressão de moradores, que iniciaram uma interdição total da BR-163 na última quarta-feira (24). O bloqueio foi concentrado sobre uma ponte e provocou quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da rodovia, impedindo a passagem de carretas, caminhões e ônibus interestaduais.
Até a noite de sexta-feira, cerca de 150 manifestantes permaneciam acampados às margens da pista com estrutura de alimentação e apoio, permitindo apenas a passagem de ambulâncias, viaturas policiais e veículos transportando cargas vivas.
As lideranças do movimento devem analisar o comunicado oficial do DNIT para decidir se a rodovia será totalmente liberada. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar continuam acompanhando a situação no local.



Fonte: G1 Santarém.
