segunda-feira, maio 20, 2024

Enem para pessoas privadas de liberdade será aplicado a partir desta terça-feira (10)

Nesta terça (10) e quarta-feira (11), será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, tanto para pessoas que perderam o exame em novembro por motivos de doença quanto pessoas privadas de liberdade (PPL), do sistema prisional e sistema socioeducativo, que têm uma data diferente de aplicação. No Pará, 31 socioeducandos, de 10 unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) foram inscritos no exame.

“A Fasepa garante o acesso à educação dos adolescentes e jovens que estão em processo socioeducativo. Nesse cenário, a educação é uma ferramenta primordial para garantir o processo exitoso na socioeducação. Sendo assim, buscamos através da educação, transformar a vida do público que nós assistimos. Através do Enem PPL nós buscamos garantir esse direito, para que o socioeducando, ao encerrar o processo socioeducativo, tenha possibilidades reais de dar continuidade à sua vida longe da criminalidade, longe da reincidência”, explica Vilma Moraes, diretora de Atendimento Socioeducativo da Fasepa.

Durante o exame, em cada unidade, a equipe será composta por um coordenador pedagógico e um chefe de sala, além dos socioeducadores que farão a segurança durante as provas. Dos 31 inscritos, 28 são treineiros e dois socioeducandos já concluíram o Ensino Médio e farão a prova para utilizar como acesso à Universidade.

D. S, 17 anos, é um dos socioeducandos da Fasepa que vai prestar o Enem e considera o exame uma porta aberta para os adolescentes. “É um passo muito importante ter a possibilidade de entrar em uma faculdade, que é um sonho meu. Vou realizar uma autoavaliação dos meus conhecimentos e melhorar os meus resultados, ganhando mais experiência para que lá na frente eu consiga conquistar meus objetivos e outros sonhos. O exame pode realmente mudar as nossas vidas”, ressalta.

ENEM – O exame avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Fonte: Agência Pará

RELACIONADOS

Mais Visualizados