sexta-feira, abril 12, 2024

Estado avança com obras de construção do primeiro Terminal Hidroviário de Aveiro 

Mais de 18 mil habitantes do município devem ser beneficiados pelo novo espaço, que irá garantir o embarque e desembarque de passageiros com segurança e conforto.

O município de Aveiro, localizado na região sudoeste do Pará, está prestes a ganhar o seu primeiro Terminal Hidroviário. As obras do novo espaço, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), seguem avançando e já alcançam cerca de 53% dos serviços executados.

O projeto de criação do novo equipamento público inclui a construção de um terminal de passageiros e cargas, que contará com depósitos, lanchonete e banheiros, além de nova mobília e espaços para a venda de passagens e salas para órgãos oficiais. No local também será construída uma nova estação de tratamento de esgoto.

Para garantir segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros e insumos, estão sendo construídos quatro módulos de rampa metálica, que juntos somam aproximadamente 110 metros de extensão. O conjunto naval do terminal também contará com dois novos flutuantes, sendo um intermediário, com 6 metros de extensão, e outro principal, com cerca de 25 metros.

Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas na execução de serviços referentes à implantação do conjunto naval, com a soldagem das placas metálicas do piso das passarelas do flutuante, e no reforço de apoio da passarela metálica do conjunto. A operação conta com o suporte de uma embarcação auxiliar.

Foto: Secom-Pará

Conforme o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, a expectativa é que, nas próximas semanas, as equipes deem início à instalação e fundeio do flutuante principal. “Esta é uma obra de extrema importância para a cidade de Aveiro e irá beneficiar diretamente os mais de 18 mil habitantes do município, com o rio Tapajós como principal meio de acesso” destacou.

Paralelo à instalação do conjunto naval, as equipes também seguem trabalhando nas escavações e no posicionamento de vigas para a implantação da caixa d’água e da Estação de Tratamento de Esgoto que irão atender o novo terminal.

Fonte: Secom-PA

RELACIONADOS

Mais Visualizados