O final de semana foi marcado por uma série de acidentes de trânsito no município de Itaituba, no sudoeste do Pará. A informação foi repassada, na manhã deste segunda-feira (14), pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Tenente Marcos, somente no sábado foi registrado um total de 10 ocorrências; no domingo, apenas uma. Agora, o órgão contabiliza, desde o dia 01 de janeiro até a presente data, uma quantia de 67 acidentes.
Isso, com exceção dos casos que foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos que não chegaram ao conhecimento de nenhum dos dois órgãos, disse Marcos.
“Se a gente for fazer uma análise desde o dia 01 de janeiro até a presente data, a gente atendeu 67 ocorrências, que dá mais de uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros por dia, fora os dados do SAMU…”, disse.
O tenente atribui a esse quantitativo diversos fatores, como o desrespeito aos sinais de trânsito e o não uso de instrumentos de segurança (ex.: capacete e cinto de segurança), haja vista que o município tem apresentado melhora no que diz respeito à sinalização e malha viária.
“A gente atribui ao fator humano; infelizmente, à falta de sensibilização. A gente orienta aos condutores que usem cinto de segurança, capacete, respeite o número de duas pessoas, não use bebida alcóolica ao dirigir, respeite à sinalização…”.
Contudo, com o apoio dos órgãos de trânsito (COMTRI e DETRAN) e, agora, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marcos acredita que o atual cenário mude. “… A gente tem o apoio de outros órgãos como o DETRAN, PRF com a fiscalização a gente espera que esse número diminua […]”.
Fonte: Plantão 24horas News.