sexta-feira, junho 21, 2024

Maio tem queda de 61,20% na criminalidade e apresenta o melhor mês na linha histórica desde 2010 no Pará

Os números representam o comparativo com maio do ano de 2018, quando a média diária de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) registrados no estado, durante o mês, eram de 11,80 dia

Maio de 2024 registrou o melhor mês na linha histórica desde o ano de 2010 no Pará, registrando uma redução de 61,20% nos crimes violentos letais e intencionais (CVLI) aqueles que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os números são referentes ao comparativo de 1º a 31 de maio dos anos de 2018 e 2024.  E ainda, uma redução de 21,55% quando comparado com maio de 2023.

Os dados foram divulgados no final de semana pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), indicam ainda uma redução consecutiva que o estado conquista, esse ano, onde o mês de abril também registrou o melhor mês na série histórica desde 2010, em números absolutos.

Para o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, essa redução histórica é fruto de um trabalho integrado e constante que as forças de segurança realizam, ao longo dos últimos seis anos, destacando a média de crimes violentos letais registrados no estado e os avanços conquistado até aqui.

“Mais uma vez apresentamos redução nos indicadores de criminalidade no nosso estado, com mais uma redução histórica alcançada nesse mês de maio, onde conseguimos registrar uma média diária de 4,58 homicídios, enquanto que no ano de 2018 esse número diário era de 11,80 por dia. Isso demostra um trabalho intensivo das nossas forças para conter e reduzir a criminalidade no Pará, levando em consideração o tamanho do nosso território e suas peculiaridades para que possamos enfrentar a criminalidade e reduzir, a cada mês, o números de crimes, preservando vidas, e garantindo maior segurança para a nossa população”, ressaltou o secretário.

Números – Esse ano, no período de 1º a 31 de maio foram computadas 142 crimes violentos letais. Já em 2023, o estado registrou 181 casos, enquanto que em 2018 o estado registava 366 ocorrências do crime. 

Acumulado – Considerando os cinco primeiros meses do ano, a redução nos CVLIs também ganha destaque, indicando uma queda de 57,97% quando comparado com o mesmo período de 2018. De 1º de janeiro a 31 de maio de 2018, o estado registrou, 1.801 casos de CVLIs, enquanto que nesse mesmo período de 2024, foram computador 757 casos do crime, o que representa mais de mil vidas preservadas, nos últimos seis anos, considerando esse período. 

Em relação ao comparativo com o ano de 2023, o estado atingiu uma redução de 11,57% nos números de Crimes violentos letais registrados. De janeiro a maio de 2023, foram computados 856 ocorrências do crime. Já em 2024 o número de registro caiu para 757. 

O titular da Segup destaca ainda os investimentos realizados e as ações ostensivas e preventivas desenvolvidas pelo Sistema de Segurança do Estado para garantir as reduções e os números positivos alcançados. “A maior presença de polícia nas ruas, atuação dos órgãos integrados, maior análise e atuação das agências de inteligência, são um dos pontos que nos ajudam na redução desses números, que aliados ao forte investimento feito pelo Governo do estado na segurança pública vem garantindo resultados positivos conquistado consecutivamente ao longo desses seis anos de gestão.” disse Ualame Machado.

Fonte: Agência Pará

RELACIONADOS

Mais Visualizados