sexta-feira, janeiro 24, 2025

Mais de 2 mil casos de tuberculose foram confirmados apenas este ano no Pará

A partir do diagnóstico pode se iniciar imediatamente o tratamento

Apenas este ano, cerca de 2.306 casos de tuberculose foram notificados no estado do Pará. O coordenador de controle de tuberculose, Cleison Martins, da prefeitura de Belém (PA) explica que o ideal é que o diagnóstico da tuberculose seja feito em até sete dias desde os primeiros sintomas.  

“O diagnóstico da tuberculose é fundamental tanto para detecção de casos novos quanto para controle da doença. É importante que o diagnóstico ocorra de forma mais breve possível para o controle da doença”, explicou o coordenador. 

Além do diagnóstico, começar o tratamento imediatamente é a única forma de evitar a transmissão e a morte de pacientes com a doença, como destacou Cleison Martins.

“A partir do diagnóstico pode se iniciar imediatamente o tratamento, então logo o paciente inicia o tratamento, se esse tratamento for eficaz, em um mês ele já deixa de ser bacilífero, quebrando a cadeia de transmissão da doença além de evitar também a deterioração clínica e até mesmo o óbito desse paciente”, destacou. 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Rayssa Gorbachofh é referência no atendimento e testagem para o diagnóstico de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais no estado. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Tuberculose: 

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a TB pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios e vários outros órgãos e tecidos. A transmissão ocorre por via aérea a partir da inalação de aerossóis, contendo os bacilos, que são expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculosepulmonar ou laríngea. 
 

Fonte: Brasil 61

RELACIONADOS

Mais Visualizados