sábado, junho 22, 2024

Moradores de comunidade rural denunciam mortes de cavalo por maus-tratos

De acordo com os moradores, cavalos e bois, são deixados no terreno em situação severa de desnutrição.

Um cavalo foi encontrado morto por moradores da Comunidade Estrada Nova, na rodovia Curuá-Una (PA-370), Santarém, oeste do Pará. Um morador da região, informou que semana passada uma vaca também teria morrido no mesmo local, conhecido como fazenda do Zequinha.

De acordo com um morador, que preferiu não se identificar, o animal teria sido deixado nesse terreno pelo seu tutor com sinais de desnutrição. Sem forças para andar e sem se alimentar, o cavalo ficou dias sem comer e sem beber água. Na manhã de sábado foi encontrado sem vida.

O Centro de Controle de Zoonoses (Ccz) foi acionado para ir ao local, para verificar a situação do animal. Moradores informaram, que o agente do CCZ, ainda levou remédio, mas nada pôde fazer para salvar o cavalo.

Informações dos próprias moradores dão conta de que a proprietária do terreno aluga o espaço para tutores deixar cavalo ou gado, já que o ambiente é bastante amplo e com muito capim. Mas o problema é que quase sempre os animais são deixados em situação de desnutrição profunda, e sem os cuidados necessários acabam morrendo.

Até a última atualização desta reportagem, o cavalo ainda não tinha sido retirado do local. Ao lado do terreno, mora uma cadeirante, ela disse que sofre com o mau cheiro vindo do local que mais parece um cemitério de animais.

Não conseguimos localizar a proprietária do terreno e nem o tutor do cavalo.

Fonte: g1 Santarém

RELACIONADOS

Mais Visualizados